Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DOS SANTOS FERREIRA

DISCENTE : ADRIANA DOS SANTOS FERREIRA
DATA : 24/03/2020
LOCAL: Laboratório de Análises de Sementes - LAS/UFERSA

CRESCIMENTO INICIAL DE Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong SOB ESTRESSES ABIÓTICOS

florestas secas, crescimento, salinidade, déficit hídrico.

Plantas de tamboril quando expostas ao estresse elevado pouco estão adaptadas a crescer nestes ambientes. Objetivou-se avaliar o efeito do estresse hídrico e salino no crescimento de mudas de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong. O experimento foi realizado em ambiente protegido localizado na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrária (UAECIA), pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Macaíba/RN, nos meses de fevereiro a abril de 2019. O delineamento foi em blocos casualizado (DBC), com cinco tratamentos, quatro repetições em que a unidade experimental foi constituída por vinte plantas. A experimentação dos diferentes estresses ocorreu de forma independente. O primeiro sob déficit hídrico nos períodos: 0; 4; 8; 12; 16 dias o segundo sob efeito do sal na água de irrigação, aferido nas condutividades elétricas (CE): 2; 4; 6 e 8 dS.m-1 e (0,1 dS.m-1) definido como controle. Antes da semeadura, aplicou-se o tratamento pré-germinativo, com uso de lixa. Para composição do substrato, utilizou-se areia comum e esterco bovino curtido, na proporção 1:1. A avaliação dos tratamentos foi iniciada com mudas estabelecidas, aos 30 dias após a semeadura. Os caracteres avaliados foram: de altura de plantas, número de folha, área foliar, diâmetro do caule, índice de qualidade de Dickson, comprimento do caule, comprimento da raiz principal, massa seca da parte aérea e massa seca total, além de testes bioquímicos (aminoácidos, prolina, açúcares solúveis totais amido). Os resultados foram submetidos à análise de variância pelo teste F a 5% de probabilidade e em caso de significância submetidos às análises de regressão, considerando a resposta de melhor expressão biológica. Constatou-se menor desempenho no crescimento de tamboril a partir do tratamento controle, sendo afetado drasticamente sob o limite mais elevado, em ambos os estresses.

Presidente - 270.392.004-06 - SALVADOR BARROS TORRES - UFC
Externa à Instituição - MARCIANA BIZERRA DE MORAIS - UERN
Externo à Instituição - FRANCISCO VANIES DA SILVA SÁ - UFERSA
Externo à Instituição - CAIO CESAR PEREIRA LEAL - IFRN