Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIO CESAR DANTAS DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIO CESAR DANTAS DE MEDEIROS
DATA : 24/09/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Escola Agrícola de Jundiaí - Prédio da Direção
TÍTULO:

EFEITO DA VELOCIDADE DE CARBONIZAÇÃO SOBRE A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO EXTRATO PIROLENHOSO DE EUCALIPTO (Eucalyptus urophylla x grandis) E JUREMA PRETA (Mimosa tenuiflora)


PALAVRAS-CHAVES:

Velocidade da carbonização, extrato pirolenhoso, carvão vegetal


PÁGINAS: 25
RESUMO:

Dentre os parâmetros utilizados no processo de carbonização da biomassa a velocidade de aquecimento apresenta-se como um dos mais importantes. Diante deste exposto, o objetivo do trabalho foi avaliar a influência de diferentes velocidades de aquecimento nos rendimentos gravimétricos em carvão vegetal, líquidos condensáveis e gases não condensáveis, assim como sua influência na composição química do extrato pirolenhoso coletado. Foram utilizadas madeiras de eucalipto (Eucalyptus urophylla x grandis) e jurema preta (Mimosa tenuiflora) cortadas em discos com diâmetros variados e secos em estufa. A carbonização ocorreu em forno elétrico tipo mufla, em três velocidades de aquecimento distintas, sendo elas 0,73; 0,97 e 1,46 ºC/min. Utilizou-se o programa BioEstat versão 5.3, onde foram realizados o teste de normalidade, Shapiro Wilk, e, em seguida, as médias foram comparadas pelo o teste de Tukey ao nível de 5% de significância. O extrato pirolenhoso coletado foi analisado por cromatografia gasosa acoplada ao espectro de massas (GC-MS). Os resultados demonstraram que velocidades de aquecimento menores produzem maiores rendimentos em carvão vegetal, enquanto maiores velocidades de aquecimento produzem maiores rendimentos em líquidos condensáveis. Assim como a elevação da velocidade de aquecimento aumentou o teor de furanos e piranos e diminuiu o teor de compostos fenólicos. Com isso, conclui-se que a escolha da velocidade de aquecimento deve ser realizada de acordo com o interesse principal da produção.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1079298 - ALEXANDRE SANTOS PIMENTA
Interno - 1979301 - RENATA MARTINS BRAGA
Interno - 2326526 - TATIANE KELLY BARBOSA DE AZEVEDO CARNAVAL
Notícia cadastrada em: 14/09/2018 14:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao