Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA SANTOS MARTINS NEIVA DE MELO

DISCENTE: NAYARA SANTOS MARTINS NEIVA DE MELO
DATA: 19/06/2013
LOCAL: NESC

MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA REDE NORDESTE DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÕES E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS DISCENTES

Educação baseada em competências. Educação de pós-graduação. Formação de Recursos Humanos. Recursos Humanos em Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Os programas de mestrado profissional foram criados na década de noventa em resposta às transformações sociais ocorridas e têm como objetivo formar profissionais de alto nível com perfil próprio para diversas atividades da sociedade e para o setor produtivo. Constituem-se, na mais inovadora modalidade de pós-graduação brasileira, assim sendo, carecem de legitimação de sua identidade, pois pairam muitas dúvidas a seu respeito, confirma essa realidade a carência de literatura acerca do assunto, de forma que discussões sobre essa temática surgem na tentativa de obter maiores esclarecimentos e de delinear melhor as características dessa polêmica modalidade de pós-graduação. Deseja-se construir novos entendimentos sobre suas peculiaridades partindo da ótica dos discentes, e evitando fazê-lo, apenas de acordo com as diferenças em relação ao mestrado acadêmico. Nesse cenário localiza-se o mestrado profissional em Saúde da Família da rede nordeste de formação em Saúde da Família, de forma que, o presente estudo tem como objetivo apreender os significados atribuídos pelos estudantes à formação no MPSF/RENASF. Trata-se de um estudo dividido em duas etapas, uma etapa inicial quantitativa e documental e uma segunda etapa, de maior corpo, qualitativa e exploratória, cujos sujeitos serão os discentes em questão. Para a coleta de informações será realizada pesquisa documental nos registros institucionais, envolvendo todos os discentes da RENASF, e, serão realizadas também entrevistas com situação problema, estas envolvendo de doze a dezoito discentes, dois ou três alunos de cada instituição cooperada da RENASF, os quais serão escolhidos de forma intencional. A situação problema consiste numa simulação de uma situação real, criada especificamente no intuito de verificar a mobilização de certas habilidades esperadas para sua resolução. As informações obtidas serão tratadas mediante auxílio do software Alceste© e segundo a análise de conteúdo categorial temática, sempre no intuito de obter maiores esclarecimentos acerca dessa temática.

Presidente - 2149485 - ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
Externo ao Programa - 1149531 - IRIS DO CEU CLARA COSTA