Banca de QUALIFICAÇÃO: YLANA LAÍNE MEDEIROS LOURENÇO PALHARES

DISCENTE : YLANA LAÍNE MEDEIROS LOURENÇO PALHARES
DATA : 30/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ohx-kequ-gag

Avaliação da qualidade da assistência pré-natal na Atenção Primária à Saúde de Tangará/RN

Cuidado pré-natal. Atenção primária à saúde. Pesquisa sobre serviços de saúde.

A assistência ao pré-natal é um serviço de saúde que visa assegurar o desenvolvimento saudável da gestação e possibilitar o nascimento de um bebê saudável. Essa assistência adequada e a qualificação da assistência ao parto são importantes determinantes dos indicadores de saúde relacionados à mãe e ao bebê. Nesta perspectiva, processo avaliativos da qualidade em serviços de saúde são necessários e importantes para identificar fragilidades e elencar propostas para a tomada de decisão da gestão e dos profissionais. Neste sentido, o estudo em questão tem por objetivo avaliar a qualidade da assistência pré-natal realizado pelos profissionais da ESF do município de Tangará/RN. Para isso, realizar-se-á um estudo descritivo e exploratório, de natureza básica do tipo avaliação com abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa será guiada por duas etapas: método da observação sistemática de cada Unidade Básica de Saúde (UBS), seguida das entrevistas semiestruturada com os profissionais e observação sistemática dos cartões da gestação anterior, seguida da entrevista semiestruturada com as puérperas. Será realizada a classificação do pré-natal pelo índice IPR Pré-Natal quanto aos aspectos de estrutura, processo e resultados, tomando por base o referencial teórico de Donabedian. Para a análise dos dados, utilizar-se-á a análise descritiva através do software SPSS e análise de conteúdo. O projeto aguarda parecer após submissão ao Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Espera-se que esta pesquisa contribua para a reflexão dos profissionais e gestores do município com vistas à melhoria e fortalecimento da assistência no período do pré-natal, norteando a prática desses profissionais em uma assistência humanizada e integral, gerando assim, uma assistência de melhor qualidade às gestantes e consequentemente levando a melhora nos indicadores relacionados ao pré-natal na APS.

Interno - 013.377.024-98 - DIXIS FIGUEROA PEDRAZA - UEPB
Externa ao Programa - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO