Banca de DEFESA: RENAN CABRAL DE FIGUEIRÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENAN CABRAL DE FIGUEIRÊDO
DATA : 11/10/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula 1 - NESC
TÍTULO:

O acompanhamento, crescimento e desenvolvimento infantil na Atenção Básica de Saúde: a inserção do dentista no processo do cuidar.


PALAVRAS-CHAVES:

Crescimento e Desenvolvimento. Estratégia Saúde da Família. Saúde Bucal.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A Estratégia Saúde da Família (ESF) propõe reorientar os serviços de saúde no âmbito da Atenção Básica do SUS. Tal estratégia é formada por equipes multiprofissionais que realizam diversas ações: promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde. As consultas de crescimento e desenvolvimento (CD) fazem parte desse escopo de ações e tem por propósito auxiliar o crescimento saudável da criança, visando garantir seu pleno desenvolvimento, de modo a proporcionar uma vida adulta com maior qualidade. Nessa direção a atenção e a assistência odontológica, iniciadas durante os primeiros meses de vida da criança e o acompanhamento subsequente podem contribuir sobremaneira para a prevenção de doenças bucais melhorando também a aceitação do tratamento odontológico, quando necessário. Este estudo teve por objetivo analisar a inserção de procedimentos odontológicos nas consultas de CD, no âmbito da ESF, além de conhecer a percepção dos dentistas acerca do tema e as ações de saúde bucal por eles ofertadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória de caráter intervencionista cujos instrumentos de coleta de dados foram os questionários e grupo focal, aplicados junto aos dentistas da ESF, de um município de médio porte, do Nordeste brasileiro.  O material obtido foi transcrito e submetido a análise de conteúdo conforme preconizada por Bardin. Da análise emergiram 2 categorias: concepções dos dentistas sobre CD e ações desenvolvidas pelos dentistas no CD. Os resultados apontaram que a saúde bucal se apresenta como potencialidade nas consultas de CD, fortalecendo o processo de cuidar e contribuindo para a ampliação da saúde bucal das crianças. Entretanto, essas ações aconteciam de forma espontânea, de acordo com o desejo e a compreensão dos cirurgiões-dentistas. Assim, fez-se necessário sistematizar a atenção em saúde bucal para as consultas de CD, por meio da organização de protocolos, instituindo, oficialmente, tal prática no município.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 6468813 - ANA TANIA LOPES SAMPAIO
Externa à Instituição - GEORGIA COSTA DE ARAUJO SOUZA - UERN
Presidente - 1753229 - MAISA PAULINO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 30/09/2019 09:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao