Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUBER VICTOR CABRAL DE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUBER VICTOR CABRAL DE MORAIS
DATA : 07/12/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Aula 2 - NESC
TÍTULO:

ANÁLISE DA GESTÃO DO CUIDADO REALIZADO PELAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL PARTICIPANTES DO PROGRAMA NACIONAL PARA MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB) NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde Bucal; Política de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde.


PÁGINAS: 24
RESUMO:

A inclusão da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF) representou um novo espaço de práticas e relações a serem construídas com a proposta de reorientação do processo de trabalho. Vislumbrou-se uma possibilidade de aumento de cobertura, de efetividade na resposta às demandas da população e de alcance de medidas de caráter coletivo pelas possibilidades de ganhos nos campos do trabalho em equipe, das relações com os usuários e da gestão, implicando em uma nova forma de se produzir o cuidado em saúde bucal. Dessa Maneira, a Equipe de Saúde Bucal (ESB) seria capaz de propiciar um novo processo de trabalho tendo como meta à produção do cuidado.

 A produção do cuidado traz consigo a proposta de humanização do processo de desenvolver ações e serviços de saúde. Implica a responsabilização dos serviços e dos trabalhadores da saúde, além de construir, com os usuários, a resposta possível às suas dores, angústias, problemas e aflições de uma forma tal, que não apenas se produzam consultas e atendimentos, mas que o processo de consultar e atender venha a produzir conhecimento, responsabilização e autonomia em cada usuário. Porém, diversos fatores são citados na literatura como prováveis entraves para a construção de um novo modelo assistencial voltado a um novo processo de trabalho tendo como meta à produção do cuidado, tais como: o fato da odontologia não estar presente desde o início da ESF, a contratação, sem critério algum, propiciando práticas clientelistas e vínculos contratuais ilegais, ou até mesmo inexistentes, a formação em odontologia, historicamente voltada ao tecnicismo e a especialização.

Diante de todos esses fatores, faz-se necessária a adoção da gerência do cuidado em Saúde Bucal. Esta surge como instrumento para superar a fragmentação e garantir a integralidade, partindo do trabalho individual para um trabalho transdisciplinar, reafirmando a necessidade de autonomia, vinculação, co-responsabilização que as equipes de profissionais devem assumir para promoção da saúde. Desta forma torna-se imprescindível avaliar e compreender as formas de gestão do cuidado em Saúde Bucal, ou seja, como a Equipe de Saúde Bucal organiza e gerencia o processo de trabalho na articulação das ações no contexto do trabalho da equipe de Saúde da Família, e diante destes resultados obtidos, trazer prováveis justificativas para tais práticas e ser indutora de transformações do cuidar em odontologia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149389 - CIPRIANO MAIA DE VASCONCELOS
Interno - 4308027 - KARLA PATRICIA CARDOSO AMORIM
Externo ao Programa - 1243443 - OSWALDO GOMES CORREA NEGRAO
Notícia cadastrada em: 26/11/2018 08:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao