Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO EMMANUEL ARAUJO DOS SANTOS

DISCENTE : THIAGO EMMANUEL ARAUJO DOS SANTOS
DATA : 03/12/2018
LOCAL: Sala de Aula 1 - NESC

AVALIAÇÃO DA "AUTOAVALIAÇÃO PARA MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA": VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO ADAPTADO

Validação de conteúdo, auto-avaliação, Atenção Primária à Saúde.

Este estudo objetiva avaliar a representatividade, clareza e aplicabilidade dos indicadores de utilidade do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation na verificação a utilidade da “Auto avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica”, um dos componentes do “Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica” do Ministério da Saúde. Trata-se de um estudo de validação de conteúdo que será realizado em Natal, Rio Grande do Norte entre janeiro e junho de 2019.  A amostra será intencional incluindo 12 experts em validação e avaliação da Atenção Básica e 12 profissionais de nível superior da Estratégia de Saúde da Família do Natal que responderam a Auto avaliação em 2018. O instrumento será enviado por e-mail aos experts no formato eletrônico do Google-form. Será composto por indicadores de credibilidade do avaliador; envolvimento dos interessados; propósitos negociados; valores explícitos; informação relevante; processos e produtos significativos; comunicação oportuna e apropriada e relatório; preocupação com as consequências e influência da avaliação, adaptados ao contexto da “Autovaliação da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica”. Os experts atuarão como juízes através da técnica Delphi, em 3 rodadas, em ambiente virtual  atribuindo a cada item do instrumento nota de 1 a 5 numa escala de Likert. Após, erá realizado um rodada presencial com os mesmos experts por meio de Grupo Nominal. Os dados serão sistematizados em planilha eletrônica Microsoft EXCEL®. Para avaliar a concordância entre os experts sobre clareza e representatividade de cada item em relação ao conteúdo estudado será calculado o Índice de Fidedignidade (Reliabity) ou Concordância Inter avaliadores (Interrater Agreeement – IRA). Para permanência de cada  item no instrumento será considerado um percentual mínimo de 80% de concordância Para avaliar a concordância dos juízes em relação a todos os itens será calculado o Índice de Validade de Conteúdo (Content Validity Index –CVI) que corresponde ao somatório dos itens que obtiveram pontuação de “3” ou “4” divididos pelo total de respostas. O conteúdo do instrumento como um todo será válido se o índice for superior a 0,89. Para análise da consistência interna dos itens será calculado o Alfa de Cronbach (serão considerados como aceitáveis os valores iguais ou superiores a 0,70). Após validação, ocorrerá um Estudo Piloto com amostra de profissionais da Estratégia de Saúde da Família do Natal para verificar a aplicabilidade do instrumento.  A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Espera-se que o instrumento validado possa ser aplicado em avaliações posteriores dos processos auto avaliativos e contribuir tanto para institucionalização da avaliação pela gestão municipal, equipes e profissionais da Atenção Básica / Atenção Primária à Saúde quanto para embasamento técnico-científico destas avaliações.

Presidente - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Interno - 572900 - PAULO DE MEDEIROS ROCHA
Externo ao Programa - 3055823 - ANA ANGELICA REGO DE QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 14/11/2018 12:36