Banca de DEFESA: JOEL DÁCIO DE SOUZA MAIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOEL DÁCIO DE SOUZA MAIA
DATA : 12/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula 2 - NESC
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE HIPERTENSOS PARA O AUTO CUIDADO: UMA PESQUISA AÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Hipertensão arterial sistêmica; trabalho com grupo; autocuidado; Educação Popular em Saúde; Estratégia de Saúde da Família


PÁGINAS: 118
RESUMO:

 

Os modos de vida das pessoas mudaram consideravelmente nas últimas décadas em todo o mundo e, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil. Essas mudanças trouxeram consigo novas formas de adoecimento, dentre as quais destacam-se as doenças crônicas e degenerativas. Uma das doenças crônicas de maior acometimento nas sociedades contemporâneas, inclusive na brasileira, é a hipertensão arterial sistêmica que possui alta prevalência e se configura como um grande risco para doenças do sistema circulatório.  A Estratégia de Saúde da Família está na primeira linha de enfrentamento dessa patologia e necessita de ações que tenham sustentabilidade nesse empreitada. Tendo isso, tornou-se importante desenvolver um estudo para detectar a percepção de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família acerca da formação de grupos, do conceito e importância do autocuidado e da Educação Popular em Saúde, para a partir de então, fomentar a formação de um grupo de autocuidado para usuários portadores de hipertensão arterial à luz da Educação Popular em Saúde. Foi realizada uma entrevista como instrumento de coleta de dados para conhecermos a percepção desses profissionais acerca dos temas foco da pesquisa. Um diário de campo também se fez necessário para captação de outras informações. A análise dos dados colhidos foi feita com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Ao final do estudo, observamos que os trabalhadores que compõem a equipe estudada tinham uma percepção limita da educação em saúde, entendendo-a basicamente como forma de prevenção de doenças, modo de educar e informar a população, desconhecendo o modelo proposto pela Educação Popular em Saúde. As práticas atualmente desenvolvidas pela equipe são basicamente palestras realizadas na comunidade sem cronograma ou regularidade. Problemas como: apenas parte da equipe desenvolvendo as ações de educação em saúde, alguns profissionais sem adesão as essas práticas e calendários de atendimentos muito apertados e incompatíveis são alguns entraves que existem na realidade pesquisada. Os trabalhadores da equipe apresentam certa experiência com o trabalho com grupos de usuários e tem boas expectativas quanto aos resultados que um grupo de usuários portadores de hipertensão arterial pode trazer, porém em sua maioria não conhecem a importância do autocuidado para essas pessoas. Se fez necessário o desenvolvimento de oficinas para a discussão desses temas junto a equipe, onde foi possível confirmar esses resultados, e observar que a equipe necessita de engajamento nas atividades de educação em saúde, de uma agenda de trabalho que dê condições para que esses momentos sejam respeitados, além de educação permanente para a discussão desses e de outros temas. Após as oficinas de capacitação, a equipe optou por organizar uma ação experimental seguindo os moldes da Educação Popular em Saúde pela equipe para os hipertensos da área de abrangência, demonstrando excelentes resultados e sustentabilidade no âmbito local. Acreditamos ser a semente plantada para a fundação do grupo de hipertensos com vistas ao autocuidado guiado pela Educação Popular em Saúde e também o início da mudança das práticas de educação desenvolvidas pela referida equipe.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2149485 - ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
Externo ao Programa - 1149531 - IRIS DO CEU CLARA COSTA
Interno - 1753229 - MAISA PAULINO RODRIGUES
Externo à Instituição - MARCELO VIANA DA COSTA - UERN
Notícia cadastrada em: 22/07/2016 10:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao