Banca de DEFESA: ALEXANDRE BEZERRA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE BEZERRA SILVA
DATA : 11/08/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Aula 2 - NESC
TÍTULO:

O enfermeiro na prevenção e detecção precoce do câncer cérvico-uterino: ações desenvolvidas no cotidiano da Estratégia de Saúde da Família.


PALAVRAS-CHAVES:

Neoplasias do Colo do Útero; Saúde da Mulher; Prevenção Primária


PÁGINAS: 75
RESUMO:

 

A elevada incidência e mortalidade por câncer cérvico-uterino no Brasil justificam a implantação de estratégias efetivas de controle da doença que incluam promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos, quando forem necessários. As populações de mulheres das Unidades de Saúde da Família não são cobertas pelo exame de citologia oncótica na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde. As ações do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família (ESF) ainda são insipientes, não há rastreamento na faixa etária recomenda pelo Ministério da Saúde. Dessa forma o estudo em tela tem como objetivo geral analisar as ações do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família voltada à detecção precoce e rastreamento do câncer cérvico-uterino na ESF do município de Assú e como objetivos específicos: identificar se há busca ativa, pelo enfermeiro, de mulheres na faixa etária de maior risco para câncer cérvico-uterino nas equipes da Estratégia de Saúde da Família; conhecer as ações de educação em saúde direcionadas a prevenção do câncer cérvico-uterino nas equipes da Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa. Após consentimento institucional e parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Onofre Lopes, Parecer  no 1.562.578 e CAAE 537532155.000.5292, a coleta de dados foi realizada no mês de junho de 2016.  Participaram da pesquisa 11 enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família do município de Assú/RN. Optou-se pela entrevista individual semiestruturada. Os dados foram analisados a partir do método de Análise de Conteúdo Temático de Minayo. Trazendo os principais resultados obtidos a partir da pesquisa, percebeu-se que é preciso que as equipes da Estratégia Saúde da Família estejam atentas na questão da periodicidade em que esses exames são feitos, a faixa etária em que são realizados esses exames, enfim, ao perfil das mulheres que devem realizar o exame de colpocitologia oncótica. O atendimento da demanda espontânea para a coleta da amostra citopatólogica deve continuar, mas é importante a priorização da faixa etária de maior risco para a doença. Destarte, a educação em saúde e a busca ativa devem constituir como ferramentas essenciais para a prevenção e controle do câncer do colo do útero.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2149485 - ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
Externo à Instituição - LUCINEIRE LOPES DE OLIVEIRA - UERN
Presidente - 1753229 - MAISA PAULINO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 21/07/2016 09:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao