Banca de DEFESA: ELIZANDRA PEREIRA TRINDADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIZANDRA PEREIRA TRINDADE
DATA : 10/08/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Aula 2 - NESC
TÍTULO:

REDESCOBRINDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em saúde; Agente Comunitário de Saúde; Saúde da Família


PÁGINAS: 48
RESUMO:

 

A Política Nacional da Atenção Básica, instituída pela portaria GM 2.488/2011, traz como função específica do Agente Comunitário de Saúde (ACS) “desenvolver atividades de promoção da saúde, prevenção das doenças e agravos assim como de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade” (BRASIL, 2006, p.15). Define-se como objetivo da pesquisa: analisar as ações de educação em saúde desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde da Unidade Saúde da Família Felipe Camarão I. O estudo se classifica como uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa exploratória. Foi realizada por meio da entrevista semiestrututrada, sendo desenvolvida pesquisador, no mês de março de 2016. A pesquisa respeitou todos os procedimentos éticos preconizados pelas legislações vigentes, com parecer aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos com CAAE51325315.4.0000.5292. Os resultados foram trabalhados a partir da análise temática (MINAYO, 2010), abrangendo as seguintes categorias: O entendimento de “educação em saúde; Limites e possibilidades do desenvolvimento de práticas de educação em saúde Ações e sentimentos dos Agentes Comunitários de Saúde no desenvolvimento de ações de educação em saúde. Os achados da pesquisa apontam para uma tensão entre dois modelos educativos: o tradicional e o dialógico. Na realidade parecem co-existir no cenário da Estratégia Saúde da Família os elementos de ambos os modelos, sendo o primeiro hegemônico e o segundo, uma tentativa de consolidação dos pressupostos do Sistema Único de Saúde(SUS).  Entendemos que os profissionais, a partir das dificuldades sentidas, devem buscar novas formas de fazer educação em saúde, possibilitando refletir sobre o cotidiano e transformar as práticas naturalizadas; Os resultados obtidos sugerem a necessidade dos ACS repensarem a forma como vêm desenvolvendo suas práticas educativas em saúde, a fim de buscar junto a sua equipe condições para o seu empoderamento, fazendo com que ele possa se perceber enquanto protagonista junto a sua comunidade na perspectiva de transformação da realidade e fortalecimento do controle social. Fugindo da realidade hoje posta que é de repasse de orientações de caráter normativos que objetivam mudança de hábitos do sujeito em acordo com o que se espera dele, sem levar em consideração a singularidade de cada comunidade ou família



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2149485 - ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
Presidente - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN
Notícia cadastrada em: 20/07/2016 11:08
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