Banca de DEFESA: MARINE MATEUS LIMA DA COSTA

DISCENTE : MARINE MATEUS LIMA DA COSTA
DATA : 03/07/2023
LOCAL: videoconferência

TELETRABALHO E SUA RELAÇÃO COM A DIMENSÃO FAMÍLIA: UM ESTUDO COM SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFRN.

Teletrabalho, serviço público, instituições federais de ensino, vantagens, desvantagens, relação trabalho-família.

Diante do isolamento social adotado como medida de controle da pandemia da COVID-19, em 2020, o teletrabalho precisou ser adotado enquanto modalidade de trabalho mais viável para o momento pelas instituições privadas e públicas, dentre elas o IFRN que, por intermédio do Programa de Gestão e Desempenho, sinaliza a possibilidade dessa modalidade se concretizar definitivamente em um cenário pós-pandemia. No entanto, vantagens e desvantagens têm sido apontadas pelo uso do teletrabalho, além de impactos como o causado na relação trabalho e família. Assim, entender a percepção dos servidores técnico-administrativos (TAE) do IFRN sobre o teletrabalho e a relação deste com a dimensão família se mostra relevante para a instituição. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo principal saber qual a percepção dos servidores da categoria TAE do IFRN sobre o teletrabalho e a relação deste com a dimensão família, em razão da sua experiência com esta modalidade de trabalho. Tratou-se de um estudo de caso com abordagem qualiquantitativa e com fins exploratório e descritivo. Os dados do estudo foram obtidos mediante entrevistas semi-estruturadas, realizadas utilizando o Microsoft Teams, e questionário, por meio de um survey, disponibilizado aos participantes via e-mail institucional. Os resultados apontaram que as vantagens que foram percebidas de forma mais intensa em relação às desvantagens. Redução de custos, menor contato com a violência urbana e qualidade de vida no trabalho foram as vantagens que tiveram um percentual de concordância mais elevado. Verificou-se também que os servidores TAE do IFRN conseguiram conciliar o teletrabalho com o núcleo familiar, onde o perfil do teletrabalhador é decisivo para este resultado safisfatório. Por fim, se constatou que as percepções da relação teletrabalho e família positivas foram sentidas mais fortemente que as desvavoráveis, tendo a proximidade da família como ponto de destaque e maior motivador para a intenção de aderir a esta modalidade de trabalho de maneira permanente. Conclui- se assim que a experiência com o teletrabalho foi proveitosa para estes servidores e para o IFRN.

Presidente - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Interna - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA