Banca de DEFESA: RAFAEL GUIMARÃES JANUARIO

DISCENTE : RAFAEL GUIMARÃES JANUARIO
DATA : 30/06/2023
LOCAL: videoconferência

GESTÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: ADESÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM FUNÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES DA CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO

Gestão da Assistência Estudantil. Sistemas de Informação. Pnaes. Controladoria Geral da União.

O presente trabalho teve como objetivo: analisar a gestão do Pnaes a partir da adesão das universidades federais a sistemas de informação, cuja utilização vem sendo recomendada pela CGU nas auditorias realizadas nessas instituições. A pesquisa teve natureza descritiva-exploratória com abordagem qualitativa e contou com a participação de 60 das 69 universidades federais que existem atualmente. A coleta de dados aconteceu em duas etapas: no primeiro momento foi realizada uma pesquisa documental nos relatórios de auditoria do Pnaes, que foram elaborados pela CGU, na qual evidenciou-se a indicação do uso de sistemas de informação na gestão dos processos de seleção e pagamento dos benefícios; monitoramento e acompanhamento dos beneficiários; e avaliação do Pnaes; a segunda etapa consistiu na aplicação de um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas que foi enviado, por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), aos setores que gerenciam a assistência estudantil das 69 universidades federais pesquisadas e teve como objetivo identificar o nível de adesão das universidades a sistemas de informação na gestão dos processos do Pnaes; os dados coletados nas duas etapas da pesquisa foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e contou com o apoio de uma planilha eletrônica do excel. Os resultados do trabalho indicaram que, de 2016 a 2022, houve um aumento no uso de sistemas de informação em pelo menos 20% nos quatro processos de gestão do Pnaes que foram investigados, por outro lado, 07 instituições não contavam com nenhum sistema de informação gerencial para gestão do Pnaes e 80% das universidades ainda não utilizavam sistemas para realizar a avaliação do Pnaes. Apesar das dificuldades impostas pela ausência de sistemas de informação, conclui-se que as instituições têm utilizado outras ferramentas alternativas a fim de garantir a execução dos processos de gestão do Pnaes.

Externa à Instituição - LEDJANE LIMA SOBRINHO - UFCA
Presidente - 1064645 - ALINE VIRGINIA MEDEIROS NELSON