Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER ROBERTO SERAPIÃO DA SILVA

DISCENTE : WAGNER ROBERTO SERAPIÃO DA SILVA
DATA : 18/02/2022
LOCAL: Vieoconferência

BARREIRAS E OPORTUNIDADES ESTRATÉGICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO BIM NA DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA DA UFCA.

Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação; Modelo de Informação da Construção; Administração pública; IFES.

O setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) vivencia uma transformação de processos e mudança de paradigma, em nível mundial, migrando para o Building Information Modelling (BIM), que por meio de um fluxo de trabalho colaborativo possibilita ampliar as capacidades de representação do projeto assistido por computador, associando informações com processos de negócio, planejamento, construção, operação e manutenção. Apesar de possuir diversas vantagens, a metodologia BIM é pouco desenvolvida no Brasil e o Governo Federal vem incentivando sua adoção por meio de leis, decretos e normativos, como o mais recente Decreto de nº 10.306/2020, que estabelece sua utilização nas obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Entretanto, muitas organizações do setor público ainda não possuem consciência de como e quais fatores influenciam no sucesso para a adoção do BIM. O presente projeto de intervenção tem como objetivo realizar um diagnóstico situacional das barreiras e oportunidades estratégicas para a implantação do BIM na universidade federal do Cariri. Utiliza-se da pesquisa-ação, que por meio da cooperação e interação entre o pesquisador e os pesquisados busca usar as informações coletadas para colocar em prática um plano de ações estratégicas que oriente a adoção do BIM no Setor de Infraestrutura da UFCA. Espera-se que, com essa intervenção, o setor compreenda quais são os fatores que influenciamna implantação de BIM na universidade, obtendo sucesso.

Presidente - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Interno - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Interno - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 10:49