Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL BRUNO BARBOSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL BRUNO BARBOSA DA SILVA
DATA : 27/10/2021
HORA: 10:30
LOCAL: Vieoconferência
TÍTULO:

CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO CARIRI OCIDENTAL – CISCO: ESTUDO DE CASO DE UMA FERRAMENTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Consórcio Público, Saúde, Políticas Públicas


PÁGINAS: 39
RESUMO:

O acesso aos serviços públicos de saúde no Brasil é tema recorrente de discussões e debates, por se tratar de um assunto que afeta a maior parte da população do país que depende do sistema público de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 70% da população brasileira depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde – SUS. Apesar de diversos avanços ao logo dos últimos 30 anos de criação, é inegável que a saúde pública no Brasil está longe de atender a necessidade da população, sendo comum a veiculação de matérias que abordam, dentre outros problemas, a situação de pacientes que aguardam horas para ser atendidos, a falta de leitos em unidades hospitalares, a precariedade das instalações dos equipamentos públicos de saúde, as longas filas para realização de consultas, exames e tratamentos. Esses problemas se potencializam em pequenos municípios, principalmente, naqueles afastados dos grandes centros, por não estarem dotados de infraestrutura adequada, mão de obra especializada, além dos problemas financeiros e administrativos, dificultando o desenvolvimento de políticas públicas de saúde eficientes e eficazes. Considerando o cenário contextualizado no presente projeto, se mostra pertinente para investigar a seguinte questão: O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CISCO, é uma ferramenta de políticas públicas eficaz para atender às demandas da população dos municípios consorciados? O estudo possibilitará ainda verificar a necessidade da implementação de modificações e melhorias nos serviços e na qualidade de atendimento ofertada a população. Quanto a metodologia, trata-se de um estudo de caso, caracterizado, essencialmente como estudo qualitativo. Quanto ao resultado, busca-se verifica a eficácia do CISCO e assim, contribuir para o aprimoramento desta ferramenta de política pública.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Presidente - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
Interna - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Notícia cadastrada em: 15/10/2021 09:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao