Banca de QUALIFICAÇÃO: KILVYA SIMONE DE LEÃO BRAGA

DISCENTE : KILVYA SIMONE DE LEÃO BRAGA
DATA : 26/10/2021
LOCAL: Vieoconferência

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Gestão Pública. Gestão de Bibliotecas.  Sistema de Bibliotecas Universitárias. Planejamento Estratégico. Planejamento Estratégico para Sistemas de Bibliotecas.

Esse estudo trata-se de um projeto de intervenção e do planejamento estratégico para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Campina Grande – SISTEMOTECA – este projeto adquire dimensão peculiar, em face da abordagem sobre a estrutura acadêmica e administrativa da UFCG, ao versar sobre o planejamento estratégico institucional e a gestão de qualidade em um organismo do serviço público, visto como grande desafio a ser encarado a partir da realização de estudo sistemático. Discorre sobre as origens e os fundamentos da administração pública, apontando para o diagnóstico da problemática abordada, com a identificação das questões para proposição da melhoria dos processos, preconizando-se o aperfeiçoamento da gestão, ao oferecer respostas às necessidades de melhoramento das Bibliotecas Universitárias (BUs), importando-se em refletir sobre como estão sendo operadas as mudanças ambientais que as envolvem e de que forma os modelos organizacionais estão adaptados a essa nova realidade e as estratégias que elas prospectam. Neste sentido,  a pesquisa norteia-se pelo método onde se busca solucionar um problema, o Design Science Research – DSR, que é descrita por Hevner (2004) como um processo em que se projetam artefatos; ou seja, busca criar coisas que servem a propósitos humanos e é orientado para a tecnologia, cujos produtos são avaliados de acordo com critérios de valor ou de utilidade, para resolver os problemas encontrados na análise, e que visem compreender, explicar e melhorar o comportamento dos aspectos em estudo, tornando-se necessário entender a natureza do obstáculo, o contexto, as potencialidades e as limitações, observando-se que a metodologia do Design Research possui aplicabilidade prática no ambiente organizacional.

Presidente - 1064645 - ALINE VIRGINIA MEDEIROS NELSON
Interno - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Interno - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 14/10/2021 15:18