Banca de DEFESA: CARLOS HENRIQUE PORFIRIO DA SILVA

DISCENTE : CARLOS HENRIQUE PORFIRIO DA SILVA
DATA : 27/08/2021
LOCAL: Vieoconferência

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E TAXAS DE SUCESSO NA GRADUAÇÃO: ANÁLISE DE EFICIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

Eficiência, Assistência Estudantil, Análise Envoltória de Dados

A administração pública com vistas a maximização do resultado deve primar pela alocação eficaz, eficiente e efetiva dos recursos públicos que estejam a sua disposição a fim de gerar entregas de valor público aos cidadãos. Dessa forma, gestores responsáveis pela implementação de políticas educacionais precisam estar atentos aos resultados de suas instituições frente a sociedade. A Taxa de Sucesso na Graduação, medida pela relação entre o número de matrículas e quantidade de alunos que concluíram a graduação, conjugado com o tempo gasto para conclusão do curso, serve como um dos parâmetros possíveis de se mensurar o quão próximo a instituição se encontra da eficiência na aplicação de recursos. Em contrapartida, em razão da Matriz OCC, quanto mais eficiente a IFES se apresentar mais recursos orçamentários o Ministério da Educação destina para na Lei Orçamentária Anual. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi aplicar a Análise Envoltória de Dados para delimitar o grau de eficiência na aplicação de recursos da política de assistência estudantil em cursos de graduação da UFCA, com o tratamento de banco de dados pelo software R. O qual obteve como resultado que a UFCA, apesar de demonstrar estar em evolução no desempenho, ainda não se mostrou eficiente na aplicação dos recursos disponíveis em comparação com os retornos esperados. Bem como, os cursos de Administração, História, Engenharia Civil e Medicina delimitaram a fronteira de eficiência no período pesquisado.

Externo à Instituição - DIOGO HENRIQUE HELAL - UFPB
Interno - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS