Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO GUIMARÃES SILVA

DISCENTE : FÁBIO GUIMARÃES SILVA
DATA : 01/03/2021
LOCAL: Videoconferência.

A BUSCA PELA EFCIÊNCIA NAS COMPRAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROCESSO INTERNO DE AQUISIÇÕES DO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Compras Públicas, Gestão de Processos, Universidade Federal do Cariri, Eficiência, Aquisições.

Diferentemente do setor privado, no qual os gestores podem realizar livremente as aquisições, sem a necessidade de observância de quaisquer limitações legais prévias específicas, no setor público os órgãos e entidades são obrigados, por imperativo constitucional, a realizar as suas aquisições sempre por meio deum procedimento administrativo rígido, denominado ‘licitação’. Atualmente, com raríssimas exceções, quase todas as aquisições do setor público são feitas localmente, de forma descentralizada por cada órgão e entidade da administração pública, o que, segundo a literatura, acarreta inúmeras dificuldades e desafios que muitas vezes também acabam tendo que ser enfrentados de forma igualmente descentralizada, por cada órgão e entidade. Diante desse contexto, a presente pesquisa foi planejada com o objetivo de analisar o processo interno de aquisições de um setor específico (Unidade Acadêmica Centro de Ciências e Tecnologia-CCT) de uma instituição federal de ensino superior específica: a Universidade Federal do Cariri (UFCA), sediada no município de Juazeiro do Norte-CE, com o intuito de compreender a realidade e os problemas locais desse setor, na realização da suas aquisições, visando formular para o mesmo uma proposta de intervenção baseada na metodologia de Mapeamento e Melhoria de Processos, com emprego da abordagem da identificação, análise e tratamento das chamadas rupturas (ou gargalos). Para tanto, por meio de uma pesquisa participante, o atual processo de aquisições do referido setor será mapeado a partir da coleta de dados primários, obtidos por meio de grupo focal e entrevistas semiestruturas feitas com os atores diretamente envolvidos no processo, que serão tratados através de análise de conteúdo, por meio da utilização do software NVivo. A pesquisa será concluída com a proposição do projeto de intervenção, apresentando para o setor pesquisado uma sugestão de processo interno de aquisições otimizado, juntamente com um relatório contendo as demais sugestões de melhorias que não forem incorporadas diretamente ao processo.

Presidente - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Interno - 010.461.894-92 - RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO - UNIFACEX