Banca de QUALIFICAÇÃO: MAXWELL TELES DA SILVA

DISCENTE : MAXWELL TELES DA SILVA
DATA : 25/02/2021
LOCAL: Videoconferência.

MONITORAMENTO DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Desenvolvimento sustentável; Gestão da sustentabilidade; Monitoramento; PLS

A partir do entendimento que a ação do trabalho do homem influencia diretamente no equilíbrio ambiental, na qualidade de vida das pessoas e na estabilidade econômica da sociedade ao seu redor, passou-se a legitimar a preocupação com o esgotamento da reserva de algum, ou de todos, esses personagens. Nesse sentido foi dado início a uma discussão mundial sobre como reverter essa situação, vários países assinaram acordos e compromisso com o chamado ‘desenvolvimento sustentável’. No Brasil, tanto a iniciativa privada quanto o Estado vêm buscando alternativas para a promoção do desenvolvimento sustentável, sendo que esse último tem previsto em sua Carta Magna, a obrigação de provê-lo. Desde o início dos anos de 1990, esse tema vem sendo trabalhado na Administração Pública, sendo que apenas em 2009 foi reconhecido o impacto no desenvolvimento sustentável que o Estado tem em suas atividades, graças ao seu tamanho. Então, dentre outras ferramentas que o Poder Público tem para a promoção da sustentabilidade, surgiu em 2012 o Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS, um planejamento estratégico que institui práticas sustentáveis nas atividades dos órgãos do Poder Público Federal. Assim chegamos às universidades federais, autarquias do Governo Federal, que além de deverem aderir ao PLS por força de lei, também têm o papel de formar um pensamento sustentável em sua comunidade através do exemplo. A partir desse pensamento surge a seguinte pergunta: “Como está sendo monitorado o PLS da Universidade?”. Assim, o presente pré-projeto de intervenção tem o objetivo de construir coletivamente uma ferramenta de monitoramento do PLS da UFCA. Um diagnóstico preliminar sugeriu que a Universidade, assim como as outras, possui lacunas na concepção e no monitoramento de sua política de sustentabilidade, portanto, parte deste trabalho se desdobra em uma avaliação, tanto do Plano, quanto dos seus relatórios de monitoramento – para observar as possíveis fragilidades e dificuldades encontradas durante sua execução; construir, coletivamente, com os gestores da sustentabilidade da instituição, novos indicadores para as ações já propostas e traçar diretrizes para a construção de uma ferramenta de monitoramento constante das atividades da UFCA no contexto do seu PLS. Espera-se que com essa intervenção, a gestão da sustentabilidade se torne mais fluida e eficiente na instituição.

Presidente - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Interna - 1803472 - LILIA ASUCA SUMIYA