Banca de QUALIFICAÇÃO: ISMAEL FELIX COUTINHO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISMAEL FELIX COUTINHO NETO
DATA : 06/09/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Multimeios, NEPSA I
TÍTULO:

GESTÃO DE RISCOS: Construção da Metodologia de Implantação da Política de Gestão de Riscos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de riscos. Metodologia de Gestão de Riscos. Política de Gestão de Riscos. Governança pública. Eficiência.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

Nos tempos atuais, as discussões acerca de uma Administração Pública mais eficiente apontam para o conceito de governança pública, o qual estabelece mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a gestão para garantir que os interesses da sociedade sejam atendidos. Nesse sentido, a gestão de riscos, enquanto atividade de controle constante da estrutura de governança das Instituições, preocupa-se em estabelecer a metodologia necessária para que essas instituições possam zelar pelo bem público, identificando e gerenciando os riscos dos processos institucionais à luz do interesse público. Este trabalho se trata de um pré-projeto de intervenção que, a partir de um diagnóstico inicial acerca dos mecanismos de governança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, identificou-se que a Instituição possui uma Política de Gestão de Riscos que não foi efetivamente implantada, em face da ausência da metodologia necessária à sua implantação, com prazo para sua elaboração previsto na Política já vencido, desde o ano de 2018. Assim, a intervenção proposta busca dar cumprimento ao que estabelece a Instrução Normativa Conjunta n.º 1/2016, do então Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, hoje Ministério da Economia, e Controladoria Geral da União e, ainda, a Resolução do Conselho Superior do IFRN n.º 50/2017-CONSUP/IFRN, de 18 de agosto de 2017, que exigem a obrigatoriedade de uma metodologia de gestão de riscos no âmbito da instituição. Para tanto, propõe-se como objetivo geral deste trabalho, elaborar a metodologia de implantação da Política de Gestão de Riscos do IFRN, a luz do que estabelece as referidas normas, assim como as orientações contidas nos referenciais para a gestão de riscos do Tribunal de Contas da União, órgão de controle externo do Poder Público Federal Brasileiro. Para o alcance dos objetivos estabelecidos, o tipo de pesquisa será a Pesquisa-Ação, onde serão utilizadas como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a técnica de grupo focal, sendo os dados analisados a partir das técnicas de análise documental e de análise de conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Interno - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Interna - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
Notícia cadastrada em: 22/08/2019 14:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao