Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE CRISTINA RODRIGUES MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELLE CRISTINA RODRIGUES MARQUES
DATA : 17/10/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Setor V D4
TÍTULO:

 

MAPEAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR PÚBLICO: uma proposta para os processos de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-Campus de Princesa Isabel.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Mapeamento de Processos, Compras Públicas, Business Process Management Notation (BPMN).


PÁGINAS: 49
RESUMO:

O presente trabalho busca realizar o mapeamento dos processos de compras realizadas no âmbito do IFPB – Campus de Princesa Isabel de modo padronizar rotinas administrativas,  tentar identificar melhorias, e possibilitar o conhecimento holístico do processo pelos sujeitos internos envolvidos.  O mapeamento de processo consiste em identificar como os processos são realizados, representando graficamente as atividades e a responsabilidade na execução dos mesmos,  possibilitando que as organizações conheçam, desenvolvam e aperfeiçoem suas rotinas de trabalho, com alcance dos resultados pretendidos, com otimização do tempo, minimização de falhas, identificação e eliminação de gargalos. Essa ferramenta proporciona ainda a visão geral do processo, tornando públicas todas as atividades desenvolvidas na organização. Para representar graficamente o processo mapeado será utilizada a notação Business Process Management Notation (BPMN) que consiste numa notação amplamente aceita para modelagem de processos, sendo inclusive padrão utilizado pelo Governo Federal no Guia de Gestão de Processos do Gespública. A presente pesquisa possui natureza exploratória, aplicada e descritiva, mediante a utilização da abordagem qualitativa, caracterizando-se ainda como um estudo de caso. Para coleta de dados serão realizadas entrevistas individuais com roteiro semi-estruturado,  além de grupo focal, com servidores lotados em cinco coordenações administrativas. Por fim, será apresentada um plano de recomendações para melhoria do processo e um modelo oficial de procedimentos e  fluxos a fim de institucionalizar o mapeamento dos processos de aquisições  no âmbito do IFPB-Campus de Princesa Isabel. 

 

Mapeamento de Processos, Compras Públicas, Business Process Management Notation (BPMN). 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Interno - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Interno - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS
Notícia cadastrada em: 13/10/2017 16:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao