Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEYLA FERNANDES SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHEYLA FERNANDES SALES
DATA: 04/09/2015
HORA: 16:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

Processo de conferência de pagamento de pessoal militar e civil da Base Aérea de Natal: um estudo de relação risco-eficácia. 


PALAVRAS-CHAVES:

Pagamento de pessoal; Controle Interno; Eficácia; Gerenciamento de Riscos; Matriz de Riscos.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

A presente pesquisa objetiva a análise da eficácia e do risco do processo de conferência de pagamento de pessoal da Base Aérea de Natal (BANT) no período de 2013 e 2014, com base na jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU). Atualmente, o combate à corrupção é um grande desafio a ser enfrentado pela Administração Pública brasileira. No entanto, este projeto de pesquisa apresenta uma metodologia de análise da eficácia e dos riscos como ferramenta de controle interno responsável por aferir a correição do pagamento de pessoal da Base Aérea de Natal e assim mitigar o risco de erros e fraudes. A metodologia aplicada será pesquisa documental por meio da consulta de instruções normativas, acórdãos do TCU e relatórios emitidos pelas comissões de cotejamento de pagamento de pessoal e de campo, por meio de aplicação de questionário com questões abertas e fechadas. O presente estudo pretende contribuir com o Sistema de pagamento de pessoal do Comando da Aeronáutica, aplicando-se método de auditoria de gestão governamental moderno, a fim de detectar os riscos do processo e o momento da necessidade de revisar a ferramenta de controle interno, do sistema informatizado adotado e promover o contínuo aprimoramento da gestão pública.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 010.461.894-92 - RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO - UFRN
Interno - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Externo à Instituição - FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 19/08/2015 09:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao