Banca de DEFESA: XOCHITL MARGARITO VISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : XOCHITL MARGARITO VISTA
DATA : 29/01/2021
LOCAL: Realizada por videoconferência

FUNGOS MICORRIZICOS ARBUSCULARES (GLOMEROMYCOTA) ASSOCIADAS A PLANTAS AQUÁTICAS EM ECOSSISTEMAS LÊNTICOS NEOTROPICAL

Glomeromycota, Colonização, Macrófitas, Lagoas, Ecología.

Os Fungos Micorrizicos Arbusculares (FMA) são amplamente estudados nos ecossistemas terrestres, pela simbiose formada com mais de 80% das espécies vegetais, entretanto, existe pouco estudo sobre os FMA em espécies de macrófitas aquáticas, sobretudo em ambientes lênticos no Brasil. Com o objetivo de testar a hipótese de que ambientes aquáticos tropicais possuem elevada diversidade e colonização de FMA análises de
diversidade e distribuição de FMA associadas a macrófitas aquáticas em quatro lagoas perenes do Rio Grande do Norte (RN), a fim de verificar a diversidade, composição de espécies além da colonização das raízes das macrófitas que habitam esse peculiar ecossistema foram realizadas. Amostras de sedimento aquático e rizosfera de macrófitas aquáticas foram coletadas durante a estação chuvosa (julho/agosto) 2017. Avaliou-se a composição de espécies, riqueza, abundância e colonização de FMA em macrófitas aquáticas, assim como fatores abióticos da água. Um total de 11,760 glomerosporos foram registrados, em 51 espécies de FMA associadas a 14 hospedeiros vegetais onde 11 estavam colonizadas por FMA. Em geral, Glomus e Acaulospora foram os gêneros mais predominantes, além disso, foram encontradas cinco novos registros de espécies de FMA para os ambientes aquáticos. Algumas espécies, gêneros, famílias e ordens foram indicadoras de determinadas áreas de estudo. A riqueza e abundância de FMA diferiu entre as lagoas, a lagoa do Jiqui foi a mais rica (35 spp. e 5,266 esporos), porém não diferiu quando se considerou o efeito planta. A variável turbidez foi relacionada com a variação da composição de FMA de três lagoas (Azul, Jiqui e Jenipabu), e o sólidos dissolvidos totais (SDT) foi correlacionado com a variação da composição de FMA da lagoa do Boqueirão. Nymphoides indica apresentou uma taxa alta de colonização (99%). A família Cyperaceae apesar de ser considerada não micotrófica apresentou colonização micorrízica (1-97%). Xyridaceae foi registrada como novo hospedeiro em abrigar FMA, e as famílias Nymphaeaceae e Characeae não foram colonizadas. Foi apresentada uma diferença significativa entre os tipos de estrutura de FMA, hifa (%H) foi a mais representativa. A estrutura morfológica tipo paris foi a única e mais frequente nas áreas de estudo. Foi observado uma correlação positiva entre porcentagem de colonização radicular e riqueza e abundância de FMA no sedimento aquático. Os valores altos obtidos no presente estudo mostra que os ambientes aquáticos são ricos em FMA, chamando a atenção para ser mais estudada.

Externa à Instituição - ROSILAINE CARRENHO - UEM
Externa à Instituição - INDRA ELENA ESCOBAR - UFPE