Banca de DEFESA: FERNANDA GONDIM LAMBERT MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA GONDIM LAMBERT MOREIRA
DATA : 17/04/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Realizada por videoconferência
TÍTULO:

e-Flora das Trepadeiras da Estação Ecológica do Seridó, Rio Grande do Norte, Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Caatinga; Florestas Tropicais Sazonalmente Secas; Trepadeiras; Taxonomia Virtual.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

As florestas tropicais sazonalmente secas (FTSS) são formações amplamente distribuídas ao longo da região tropical. No Brasil, são representadas pela Caatinga, que apresenta uma grande riqueza e endemismo de angiospermas dentre as FTSS Neotropicais. No entanto, apenas uma pequena parcela (7,8%) da sua área total é protegida. O bioma também segue deficiente quanto ao estudo da flora, principalmente em áreas remotas e negligenciadas cientificamente, como a região do Seridó. Localizada entre os estados do Rio Grande do Norte (RN) e Paraíba (PB), a região do Seridó possui uma diversidade florística subestimada, principalmente em componentes não arbóreos, como as trepadeiras. Diante deste cenário, é indispensável aumentar esforços nos levantamentos de flora, principalmente em áreas remotas e historicamente negligenciadas cientificamente. A realização dessas medidas beneficia a divulgação das informações taxonômicas dessas regiões, e consequentemente, favorece ações de conservação da flora local. Deste modo, o trabalho proposto tem como objetivos: realizar um levantamento das trepadeiras da Estação Ecológica do Seridó, unidade de conservação federal localizada no estado do Rio Grande do Norte, bem como disponibilizar uma chave de identificação de múltiplo acesso online, tratamento taxonômico e guias de campo para as espécies existentes na unidade. Para isso, foram realizadas coletas entre 2018 e 2019 bem como consulta de material depositado no herbário UFRN. Ao todo, foram listadas 52 espécies de trepadeiras, dentre elas, 32 herbáceas e 20 lenhosas. Dentre essas espécies, cinco são novas ocorrências para o estado, bem como um gênero (Tetrapterys). Além disso, houve um aumento de 23,1% o número de espécies em relação ao checklist anterior realizado na unidade. A chave de identificação segue depositada na plataforma online do Xper³ (disponível em:
xper3.fr/xper3GeneratedFiles/publish/identification/-4505993480748774750/mkey.html), e a flora completa, juntamente com os demais produtos serão disponibilizados no site do projeto “E-flora da ESEC do Seridó”, facilitando o acesso aos mais diversos públicos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1813882 - ALICE DE MORAES CALVENTE VERSIEUX
Presidente - 2325857 - FERNANDA ANTUNES CARVALHO
Externo à Instituição - RUBENS TEIXEIRA DE QUEIROZ - UFPB
Notícia cadastrada em: 01/04/2020 15:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao