PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Teléfono/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA JAINE DA SILVA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIA JAINE DA SILVA PEREIRA
DATA : 29/04/2024
LOCAL: Videoconferência

Trajetórias de transição à vida adulta no Nordeste: novas gerações em meio a possibilidades e desafios no século XXI

Juventudes; Nordeste; Transição à vida adulta; Geração nem-nem; Geração canguru

A literatura sobre juventude vem dando destaque à crescente diversidade nos modos de ser jovem, junto a possibilidade de que, no caso do Brasil, algumas dessas novas trajetórias possam ser moldadas por desigualdades. O mesmo se observa quanto à transição para a vida adulta, em que as trajetórias das novas gerações dos jovens no processo de aquisição do status de adulto se diversificam, tanto entre si quanto em relação às gerações anteriores. Essas diferenças, intra ou intergeracionais, podem levar a destacar 'não-transições', como a 'geração nem-nem' ou a 'geração canguru', interpretando as juventudes por uma falta de interesse e desconsiderando o papel dos obstáculos relativos a aspectos estruturais e conjunturais. As dificuldades dos jovens no mercado de trabalho, amplamente discutidas por perdurar e se agravar em certas conjunturas, afetam a passagem do papel de estudante para o de trabalhador, e a decorrente dificuldade de adquirir independência financeira pode afetar a transição por outros marcadores, entre eles a autonomia domiciliar. Nesse contexto, esta tese busca contribuir com a discussão sobre os diferentes modos de ser jovem, especificamente a partir das trajetórias de transição para a vida adulta na região Nordeste, que pode ser ilustrativa para a complexificação da categoria jovem a partir da mistura de processos novos e convencionais, ao permanecer registrando maiores vulnerabilidades em relação às demais regiões no que tange à dinâmica demográfica e econômica, educacional e de inserção no mercado de trabalho. Nesse intuito, pergunta-se: qual a influência de um contexto desigual e incerto sobre as mudanças observadas no processo de transição para a vida adulta na passagem do século XX para o XXI? Essa questão compõe-se de outras mais específicas, que favoreceram a idealização da pesquisa em três diferentes ensaios. Em linhas gerais, o primeiro ensaio destina-se a caracterizar a transição para a vida adulta na região Nordeste, ao passo que o segundo e terceiro buscam evidenciar se o mercado de trabalho, através do efeito de período, contribui para a configuração das trajetórias marcadas, respectivamente, pelo fato de não estudar e não trabalhar (geração nem-nem), e de morar com os pais tendo idades jovens adultas (geração canguru). A principal fonte de dados a ser utilizada são os microdados dos Censos Demográficos de 1991 a 2022. Como principais métodos de análise são utilizados/propostos a análise de entropia de coortes sintéticas (ensaio 1) e o APC (Age-Period-Cohort) com Logito Multinomial (ensaios 2 e 3).

Externa à Instituição - JOICE MELO VIEIRA
Interna - 1715284 - LUANA JUNQUEIRA DIAS MYRRHA
Interno - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Presidente - ***.649.538-** - SILVANA NUNES DE QUEIROZ - URCA