PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Teléfono/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA DE FREITAS

DISCENTE : PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA DE FREITAS
DATA : 07/12/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA VIA GERÊNCIA DE REDES CCET/UFRN

Violência no município de Natal/RN: uma abordagem espacial sobre as mortes violentas e a relação com as características sociodemográficas e do espaço intraurbano, na década de 2010

Violência Urbana; Análise Espacial ; População

A violência é um mecanismo material que sempre esteve presente na sociedade humana, manifestando-se predominantemente no espaço urbano. No que concerne ao Brasil, desde a década de 1980 os homicídios configuram-se como a segunda principal causa de óbitos nos grupos populacionais na faixa etária de 15 a 39 anos, principalmente entre o sexo masculino. Com o intuito de explicar esse fenômeno tão presente no cotidiano dos grandes centros urbanos, teorias socioeconômicas apontam fatores como pobreza, desigualdade de renda e ausência do Estado, sendo cruciais para a sua expansão. Já as discussões geográficas sobre a temática condicionam às formações de territórios delimitados por/para relações de poder como fundamentais para sua consolidação. A demografia, por sua vez, traz em sua contribuição os efeitos da transição demográfica: os efeitos do envelhecimento populacional e, consequentemente, da redução da população relativamente jovem, para a diminuição da criminalidade. No entanto, poucos trabalhos no campo de estudo da população discutem a temática a partir da utilização de informações desagregadas espacialmente, no nível das coordenadas geográficas, para análises no espaço intraurbano. Diante da problemática levantada, considerando o aumento das mortes violentas na última década, este projeto tem a seguinte pergunta: como se dá a distribuição dos homicídios no espaço intraurbano de Natal? Qual o padrão e as características da violência, levando-se em consideração a heterogeneidade do espaço urbano em relação às características sociodemográficas da população e à oferta e infraestrutura de serviços? Para responder à pergunta serão utilizadas técnicas de análise espacial para realizar um diagnóstico sobre o comportamento da violência no espaço intraurbano do município de Natal, nos últimos anos, com foco na análise da relação entre a distribuição das ocorrências de mortes violentas e as características sociodemográficas da população – tais como raça, sexo, idade, escolaridade e renda (dentre outras) – e a sua conexão com a infraestrutura dos espaços urbanos, tais como a existência de iluminação pública, via pavimentada, saneamento básico, praças e escolas (e outros equipamentos públicos). Espera-se que tal abordagem permita compreender melhor o fenômeno da violência numa metrópole como Natal, sua distribuição no espaço intraurbano, e a relação dessa distribuição com características sociodemográficas e de infraestrutura de equipamentos urbanos, contribuindo para a discussão da temática da violência urbana e da segregação socioespacial.

Externo à Instituição - WAGNER BARBOSA BATELLA - UFJF
Externo ao Programa - 1014897 - CLAUDIO ROBERTO DE JESUS