PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Teléfono/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAM DE MENDONÇA LIMA

DISCENTE: WILLIAM DE MENDONÇA LIMA
DATA: 26/08/2014
LOCAL: sala 5 do anexo do CCET-UFRN

Mobilidade espacial da população: comutação diária dos estudantes de ensino médio no município de Natal - RN.

Mobilidade espacial da população; Espaço de vida; Estudantes.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Demografia
A distribuição espacial dos serviços de educação básica (nível médio) na cidade de Natal – RN é marcada pelo desequilíbrio entre sua oferta e demanda. Isso fomenta a necessidade de mobilidade diária da população desse público (jovens entre 14 e 17 anos), que muitas vezes cruza a cidade em busca desse serviço. Isso traz consequências como a elevação de gastos públicos e individuais referentes a transporte e tempo. O desequilíbrio entre demanda e oferta de educação, assim como a qualidade de ensino localizado pontualmente em algumas escolas, tem gerado uma segmentação entre moradia e estudos. Isso impulsiona a mobilidade para esses fins e expressa a relação de interdependência entre os bairros da cidade. Através da mensuração dos deslocamentos residência-estudo é possível apreender as novas formas espaciais urbanas. Contudo, a maior parte dos estudos desenvolvidos no Brasil, acerca do tema, direcionam suas análises para a mobilidade pendular motivada por trabalho e pouco se tem produzido a respeito desse fenômeno com motivação por estudos. Outro aspecto peculiar dessas produções é o critério (geográfico) utilizado pera determinar a mobilidade espacial diária, isto é, o limite político administrativo. Considerar esse fenômeno somente no âmbito intermunicipal, em termos analíticos, desprezaria a importância do deslocamento de pessoas que percorreram grandes distâncias, mas não ultrapassaram a fronteira do município de residência. Portanto, a partir do desenvolvimento desse trabalho, pretende-se analisar o deslocamento diário dos estudantes de ensino médio da rede pública na cidade de Natal, num recorte interbairros, à luz da teoria dos espaços de vida. Que se configura enquanto uma forma de repensar modelos teóricos tradicionais. Com o objetivo de identificar a intensidade e direção desses descolamentos entre, residência e escola, nos bairros da capital potiguar, assim como investigar possíveis consequências desse movimento diário no desempenho escolar dos estudantes.

Externo à Instituição - DIMITRI FAZITO DE ALMEIDA REZENDE - UFMG
Presidente - 1346605 - FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE