Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO LIMA DOS SANTOS

DISCENTE : RENATO LIMA DOS SANTOS
DATA : 16/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/myj-gfoc-fvi

Agenda decisória e as cotas raciais na pós-graduação: uma análise qualitativa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ações afirmativas; múltiplos fluxos; cotas raciais na pós-graduação

Esta dissertação tem por objetivo geral compreender a formação da agenda e as disputas envolvendo a implantação de cotas raciais na pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir do modelo teórico dos múltiplos fluxos de Kingdon (2014). As ações afirmativas para negras e negros têm sido alvo de inúmeras investigações acadêmicas, porém, ainda há lacunas no que se refere a análises em profundidade que revelem as complexas interações entre atores, instituições e aberturas de “janelas de oportunidade” que expliquem o resultado final. Deste modo, esta pesquisa contribui para o campo de análise de políticas públicas e tem como objetivos específicos 1) aplicar o modelo de múltiplos fluxos para verificar a sua capacidade explicativa para o caso empírico escolhido; 2) analisar o papel de ativistas negras e negros como atores políticos na formação da agenda das cotas raciais na pós-graduação na UFRN e sua relação com a gestão universitária e outros atores ou instituições relevantes; 3) analisar os impactos da atuação dos empreendedores de políticas nos diferentes espaços institucionais decisórios identificando a atuação de atores-chave em cada um dos três fluxos do modelo analítico. Como caminhos metodológicos, será realizado 1) revisão da literatura sobre formação da agenda e sobre a adoção de cotas nas pós-graduação no Brasil; 2) mapeamento e entrevistas semi-estruturadas com os empreendedores de políticas, a fim de identificar suas respectivas visões quanto ao problema da subrepresentação de negros na pós-graduação da UFRN e como atuaram para incidir na agenda; 3) fazer levantamento dos programas de pós-graduação da UFRN que aderiram às ações afirmativas para ingresso de alunos negros e negras a partir dos editais e resoluções, e realizar entrevista semi-estruturada com seus representantes a fim de compreender quais os valores e visões dos mesmos quanto a desigualdade étnico-racial.

Presidente - 1715152 - SANDRA CRISTINA GOMES
Interna - 1715135 - JOANA TEREZA VAZ DE MOURA