Banca de QUALIFICAÇÃO: NEWTON DE SOUZA PEREIRA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NEWTON DE SOUZA PEREIRA FILHO
DATA : 23/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

A ESCALA DA MOBILIDADE URBANA NO TERRITÓRIO METROPOLITANO DE NATAL


PALAVRAS-CHAVES:

Mobilidade urbana, região metropolitana, escala


PÁGINAS: 60
RESUMO:

As metrópoles podem ser observadas a partir de diferentes cenários e, dentre eles, encontra-se a mobilidade urbana. A discussão dessa temática nos estudos sobre as metrópoles tem ganhado cada vez mais espaço, em razão da extensiva urbanização que resultou no espalhamento das cidades, além do processo de metropolização, que tem posto a mobilidade em foco quando se trata de acesso à cidade.

Partindo da compreensão de mobilidade como uma necessidade de deslocamento de pessoas, bens e serviços em razão de suas atividades, é possível observar a relação entre a mobilidade urbana e o território da região metropolitana, buscando identificar a dimensão efetiva do território que demanda para a mobilidade.

Nesse aspecto, busca-se entender a relação entre a mobilidade e o território da Região Metropolitana, partindo para a compreensão da escala da mobilidade urbana dentro território metropolitano, seguindo para a identificação dos fatores, que em razão da escala, interferem na efetivação das políticas de mobilidade, as tornando deficiente no ponto de vista prático.

O trabalho analisará os aspectos da mobilidade na Região Metropolitana de Natal, atualmente composta por 15 municípios. Metodologicamente inicia-se com o recorte para análise da Região Metropolitana Funcional de Natal considerando o maior nível de interação entre os municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo e Extremoz, partindo para a revisão bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas.

A organização do trabalho será em três capítulos, sendo o primeiro (i) Do local ao regional: a mobilidade urbana e a redefinição das escalas na Região Metropolitana, onde será apresentado um diagnóstico da mobilidade urbana no aspecto regional, considerando como ocorre a política escalar da mobilidade urbana, na luz da política atual; o segundo (ii) A expressão das políticas de mobilidade para a escala interurbana, que discutirá o porquê as políticas atuais não produzem efeito para a mobilidade na escala regional e; o terceiro que trará a contribuição original deste trabalho apresentando qual seria a metrópole quando considerado a escala da mobilidade urbana


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432718 - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Interno - 1014897 - CLAUDIO ROBERTO DE JESUS
Externo à Instituição - JUCIANO MARTINS RODRIGUES - UFRJ
Notícia cadastrada em: 03/03/2022 08:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao