Banca de DEFESA: TAYNARA DE CARVALHO NEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAYNARA DE CARVALHO NEVES
DATA : 10/03/2017
HORA: 09:00
LOCAL: DPP/UFRN
TÍTULO:

NOVAS E VELHAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA FÁBRICA MAIS MODERNA DO BRASIL: O CASO DO POLO AUTOMOTIVO JEEP EM GOIANA-PE (2015-2016).


PALAVRAS-CHAVES:

Organização do trabalho, subjetividade, polo automotivo Jeep, Goiana


PÁGINAS: 117
RESUMO:

Esta pesquisa propõe uma discussão entre as teorias dedicadas à compreensão do fenômeno das relações de trabalho dentro do polo automotivo Jeep, localizado no município de Goiana-PE. Buscou-se de tal forma, tentativas de diálogo para a construção de uma abordagem a fim de pensar desde as transformações do regime de acumulação e as suas implicações na vida dos trabalhadores da fábrica.  O estudo em um primeiro momento verificou as mudanças da indústria automobilística no que concerne à organização do trabalho na passagem do Fordismo ao Toyotismo. Dentro do regime de acumulação flexível, as empresas passam a demandar novas habilidades de seus operários, o conhecimento, comunicação e a cooperação assumem um papel fundamental na linha de produção. No propósito de compreender como se realiza a organização da produção e do trabalho no polo automotivo Jeep, identificou- se as características de um trabalhador dito flexível que vive para o trabalho, polivalente e proativo. No intuito de atender os objetivos propostos neste estudo, utilizou-se do método qualitativo de análise, mediante entrevistas em profundidade com os trabalhadores da fábrica. A escolha desse método permitiu verificar a realidade cotidiana dos trabalhadores, a fim de que eles pudessem relatar um pouco das suas experiências sociais, da rotina de trabalho e as suas histórias de vida. Constatou-se assim, velhas e novas formas de exploração, em que a subjetividade do trabalhador passa a ser também incorporada neste processo fabril.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1014897 - CLAUDIO ROBERTO DE JESUS
Interno - 2507656 - ANA PATRICIA DIAS
Interno - 6347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
Externo à Instituição - MARIO HENRIQUE GUEDES LADOSKY - UFCG
Notícia cadastrada em: 09/02/2017 09:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao