Banca de DEFESA: SANDRO DE OLIVEIRA PIMENTEL

DISCENTE: SANDRO DE OLIVEIRA PIMENTEL
DATA: 04/02/2015
LOCAL: AUDITÓRIO 1 LABPLAN / CCHLA

O CadÚnico e as condições habitacionais dos beneficiários do Programa Bolsa Família da Zona Norte de Natal

Déficit habitacional. Condições habitacionais. CadÚnico. PBF.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as condições habitacionais e socioeconômicas de beneficiários do Programa Bolsa Família – PBF da Zona Norte de Natal. Para tanto, foi necessário um levantamento das origens dessa região e de como ocorreu sua expansão no contexto do desenvolvimento urbano local, considerando sua evolução demográfica, em especial, a partir da construção dos conjuntos habitacionais e loteamentos formais e informais. A partir da pesquisa de campo, composta de um piloto in loco com algumas famílias residentes, tornou-se possível iniciar a análise das condições habitacionais que culminou em um estudo detalhado do Cadastro Único do governo federal (CadÚnico), em relação a 100% (cem por cento) dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) de Natal, com informações qualitativas e quantitativas. A partir desse levantamento geral, fez-se um recorte contemplando apenas os beneficiários residentes na Zona Norte da cidade. Para melhor compreender essa realidade, a pesquisa verificou o déficit habitacional brasileiro, considerando suas origens, contextos históricos e os conceitos utilizados pelas seguintes instituições: Fundação João Pinheiro (FJP), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), além do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT). Ademais, foram comparados os diversos conceitos de cidade e sua respectiva evolução, considerando a importância do planejamento como instrumento de políticas públicas necessárias às ações governamentais e políticas permanentes de Estado. Aponta-se, como resultado, para a importância da utilização do Cadastro Único do governo federal como instrumento eficaz para mensurar as condições de habitabilidade dos municípios brasileiros.

Externo à Instituição - MARIA CAMILA LOFFREDO D''''''''OTTAVIANO - USP
Presidente - 6347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO