MACROFAUNA ASSOCIADA A BANCOS NATURAIS E CULTIVO DE MACROALGAS: DINAMICAS ECOLOGICAS E PERCEPCOES AMBIENTAIS
Macroinvertebrados marinhos, cultivo de macroalgas, índices ecológicos, percepção ambiental, educação ambiental.
Os bancos de macroalgas marinhas representam áreas de elevada biodiversidade e produção primária. Os bancos de macroalgas e cultivos são ambientes tridimensionais que suportam comunidades complexas de relevância ecológica e econômica. Nesse contexto, o cultivo de Gracilaria birdiae no litoral do RN constitui uma importante fonte de renda para as comunidades costeiras da região. Entretanto, o conhecimento sobre a sua fauna associada permanece desconhecido pela população local. Para isso, investigou-se a dinâmica espaço-temporal dos macroinvertebrados associados à G. birdiae no banco natural da praia Mãe Luiza (ML) e um cultivo em Rio do Fogo (RF). Além disso, avaliou-se a percepção ambiental dos estudantes de uma escola pública quanto à biodiversidade marinha em uma Unidade de Conservação (UC). A pesquisa ocorreu entre mar/22 a nov/23, incluindo análises quantitativas e qualitativas. A biomassa algal e os índices ecológicos das assembleias foram analisadas por métodos estatísticos multivariados, considerando as diferenças espaço-temporais. Os dados qualitativos foram coletados por questionários estruturados, oficinas de Educação Ambiental (EA) e analisados por triangulação metodológica. No total, foram identificadas 94 espécies de macroinvertebrados distribuídas em cinco filos: Platyhelminthes, Mollusca, Annelida, Arthropoda e Echinodermata. A biomassa foi significativamente maior em RF (7,78 kg). A abundância (CPUE) foi mais elevada na estação seca e em RF (27.535,75 ± 14.504,21 ind/kg). As diversidades alfa (H’ = 2,30 ± 0,61; D = 0,79 ± 0,15; J’ = 0,70 ± 0,15) e beta foram maiores durante a estação chuvosa e em RF. A composição da assembleia variou espaço-temporalmente, conduzida pelo processo de sucessão ecológica, sendo Amphipoda dominante. Além disso, no cultivo permitiu o registro de espécies importantes, tal como as lagostas Panulirus laevicauda e P. meripurpuratus, o bivalve exótico Electroma vexillum e peixes recifais. Os resultados qualitativos evidenciaram que a maioria dos estudantes desconhecia a biodiversidade marinha e a UC local. Todavia, as oficinas de EA promoveram a conscientização ambiental deles. Conclui-se que o conhecimento científico sobre as assembleias associadas ao cultivo de G. birdiae permite compreender que essa prática comercial contribui para a biodiversidade local, configurando uma alternativa econômica sustentável desenvolvida em comunidades costeiras. Desta forma, a integração de projetos interdisciplinares de EA é essencial para
fomentar uma compreensão mais ampla e uma interação mais harmoniosa entre a sociedade e o meio ambiente.
IMPACTO SOCIAL DA TESE: O presente estudo abrange uma abordagem interdisciplinar que relaciona a sustentabilidade ambiental, educação e economia local. A exploração sustentável de recursos naturais e a educação ambiental desempenham papéis cruciais no enfrentamento dos desafios globais de conservação. Neste contexto, o cultivo da macroalga Gracilaria birdiae emerge como uma alternativa que equilibra a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico sustentável. Nossa pesquisa demonstrou que esse cultivo não apenas replica funções ecológicas de bancos naturais, mas também promove a biodiversidade e beneficia espécies de interesse comercial, como moluscos, crustáceos e peixes forrageadores que podem ser explorados.
Além disso, destacamos a relevância da Educação Ambiental para fortalecer a conscientização em comunidades locais. Desta forma, ao introduzir oficinas pedagógicas e trilhas interpretativas em uma escola pública, foi possível sensibilizar a percepção ambiental de estudantes que vivem próximos a uma importante Unidade de Conservação do RN. Desta maneira, esses resultados reforçam a capacidade de iniciativas educativas em formar cidadãos ambientalmente conscientes, aptos a adotar práticas sustentáveis. Por outro lado, os riscos associados à introdução de espécies exóticas sublinha a urgência de políticas públicas integradas que alinhem conservação, educação e manejo sustentável.
Este estudo apresenta uma abordagem prática e interdisciplinar para restaurar habitats degradados, fomentar a economia local, sobretudo a maricultura e a pesca, e promover a sustentabilidade. Portanto, torna-se útil como base para iniciativas que aliem produção econômica à preservação ambiental em cenários costeiros tropicais e globalmente ameaçados.
ODS (S) DA TESE: ODS 4: Educação de qualidade; ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12: Consumo e produção responsável; ODS 13: Ação contra mudança global do clima; ODS 14: Vida na água.