Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CARLA DOS SANTOS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CARLA DOS SANTOS GOMES
DATA: 05/07/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Anfiteatro A - CCET
TÍTULO:

Modelagem Estatística de Doenças Respiratórias por meio de Poluentes Atmosféricos e Variáveis Meteorológicas em  São Paulo-SP no período de 2000 A 2010.


PALAVRAS-CHAVES:

Biometeorologia, Poluição do Ar, Morbimortalidade, Modelos Estatísticos.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

Esse estudo consiste em modelar estatisticamente dados da morbimortalidade respiratória a partir do sinergismo das variáveis meteorológicas e de qualidade do ar. Com esse intuito serão realizadas comparações entre modelos estatísticos objetivando captar associações significativas coerentes, além de simulações de cenários futuros da morbimortalidade. < /span>O estudo levará em consideração dados da cidade de São Paulo (SP), no período de 2000 a 2010 e as faixas etárias de crianças (0-4 anos) e de idosos (60 anos ou mais). Serão utilizadas técnicas capazes de ajustar de forma adequada os modelos que consigam representar a associação existente entre a poluição do ar, as variáveis meteorológicas e as doenças respiratórias, por meio dos Modelos Lineares Generalizados, sua extensão, o Modelo Marginal das Equações de Estimação Generalizada, o Modelo de Holt-Winters  e o Modelo de Regressão Dinâmica. O principal desafio em fazer avaliações dos efeitos da poluição do ar na saúde, neste caso a respiratória, é encontrar um método adequado, capaz de considerar todos os possíveis fatores envolvidos de forma coerente, uma vez que para avaliar tal impacto, é necessário levar em consideração que cada pessoa reage de forma diferente a uma determinada concentração de poluente, o que reflete a complexidade do estudo. A partir do estudo proposto é esperada a detecção de ferramentas que contribuam de forma concreta para o desenvolvimento de políticas públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1752417 - CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA
Interno - 1879213 - JUDITH JOHANNA HOELZEMANN
Presidente - 350691 - MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES
Interno - 320597 - PAULO SERGIO LUCIO
Notícia cadastrada em: 02/07/2013 15:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao