Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ UELITON PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ UELITON PINHEIRO
DATA: 03/04/2013
LOCAL: Auditório do DFTE

Vórtices Ciclônicos de Ar Superior Sobre o Nordeste do Brasil e Mudanças Climáticas: Análise para o Clima Atual e Cenários Futuros.

Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis (VCANs). Nordeste Brasileiro (NEB). Cenários Futuros. Precipitação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Meteorologia

O projeto de tese propõe estudar a saída de modelos de mudanças climáticas que melhor expressem a atuação dos Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis (VCANs) no Nordeste Brasileiro (NEB), sua influência na precipitação e a possibilidade de cenários presentes e futuros do clima no NEB. O Projeto será desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas/Departamento de Física/CCET/UFRN com apoio da EMPARN / Embrapa. Para a proposta inédita da construção de cenários futuros de VCANs no NEB o projeto apresenta uma revisão bibliográfica. Nela se pesquisa a área de estudo, NEB, o objeto de estudo, VCANs e a precipitação. Além da abordagem das metodologias que resultaram em modelos climáticos com possibilidades de apresentarem VCANs que descreve esse sistema meteorológico no NEB. Na revisão, também são realizadas abordagens sobre validação dos modelos que, no processo do desenvolvimento da tese, será estudado de maneira detalhada. Os dados de validação dos modelos de mudanças climáticas serão do modelo de reanálise do National Centers for Environmental Prediction e National Center for Atmospheric Research (NCEP/NCAR) e os dados de precipitação pluvial serão oriundos do Instituto Nacional de Meteorologia e núcleos Estaduais de Meteorologia. Por último há a revisão para projeções de cenários futuros com outros sistemas metereólogicos, que utilizam os modelos de mudanças climáticas do Coupled Model Intercomparison Project Phase 5 (CMIP5). A Metodologia para o Desenvolvimento da Tese apresenta as três metas do projeto, sob forma de trabalhos científicos, a serem construídos como o corpo final da tese:  1 - Estudo dos modelos de mudanças climáticas utilizados no IPCC4 e IPCC5/CMIP5 respectivamente, em experimento piloto, com período de 5 anos (1995-1999) para validação de qual modelo(s) que expressa, com melhor precisão, a atuação dos VCANs no NEB; 2 - Análise da influência dos VCANs na precipitação sobre o NEB através do modelo (s) de mudanças climáticas eleito no experimento piloto, para o período de 30 anos, com validação através dos dados de reanálises  do NCEP/NCAR; 3 - Construção de cenários climáticos futuros, através dos modelos de mudanças climáticas, eleitos no experimento piloto a partir dos VCANs  e da precipitação em períodos de 30 anos. Como resultados destes trabalhos este projeto delineia em suas conclusões finais: 1 - Quantificar a contribuição dos VCANs na precipitação do NEB no cenário climático atual e futuro; 2 - Na forma de ciência aplicada para a escolha de modelos de mudanças climáticas, que revalidados, serão utilizados em cenários futuros no Nordeste Brasileiro; 3 - Espera-se que estes modelos possibilitem a inferência de dados e resultados nas variáveis climatológicas do NEB.

Presidente - 1857634 - ROSANE RODRIGUES CHAVES
Interno - 1858120 - DAVID MENDES
Interno - 2235 - FERNANDO MOREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JOSEMIR ARAÚJO NEVES - EMPARN