Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUCE KELLY DA NOBREGA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUCE KELLY DA NOBREGA SILVA
DATA: 12/09/2012
LOCAL: sala do PROIN - DFTE

ÍNDICE DE VULNERABILIDADE À EXTREMOS CLIMATICOS  VIA INDICADORES CENSITÁRIOS PARA O NORDESTE DO BRASIL

risco, vulnerabilidade climática, adaptação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

A região Nordeste do Brasil (NEB) é conhecida por sua variabilidade temporal e espacial da precipitação. Vários estudos têm investigado tal variabilidade com o propósito de compreender os episódios danosos, como secas e enchentes. O fenômeno da seca no NEB é um tema complexo devido afetar milhões de pessoas e ser objeto de estudos em diversas áreas do conhecimento. Uma forma de tentar argumentar sobre esse fenômeno é utilizando o conceito de vulnerabilidade. A “operacionalidade” desse conceito tão amplo a desastres naturais é tarefa complexa. Mensurar um indicador de vulnerabilidade necessita de uma grande quantidade de dados de diferentes áreas do conhecimento, dentre as quais podemos citar: meteorologia, socioambiental, econômico, saúde pública, entre outros. O principal objetivo desse trabalho será de criar um índice de vulnerabilidade à seca para a NEB e avaliar esse índice com os encontrados na literatura cientifica. Os dados que serão utilizados nesse estudo serão do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), MDS (Ministerio do Desenvolvimento Social) , Ministerio da Integração Nacional.

Interno - 1346630 - LARA DE MELO BARBOSA ANDRADE
Interno - 350691 - MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES
Presidente - 320597 - PAULO SERGIO LUCIO
Externo ao Programa - 1298966 - RAQUEL FRANCO DE SOUZA