EDITAL 01/2012 – PPGCC/UFRN Processo Seletivo 2012.2

EDITAL 01/2012 – PPGCC/UFRN Processo Seletivo 2012.2 – Curso de Mestrado em Ciências Climáticas A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público pelo presente Edital a abertura do Processo Seletivo para o Curso de Mestrado do PPGCC, ficando a Seleção regida pelas normas constantes deste Edital, pelas disposições específicas contidas na resolução Nº072/2004¬ CONSEPE, de 09 de novembro de 2004, e pelo Regimento Interno do PPGCC, para o Semestre 2012.2. 1. DAS VAGAS Serão oferecidas 10 (dez) vagas no total, incluídas 2 (duas) vagas destinadas ao Programa de Qualificação Institucional (PQI) da UFRN.

ANEXO II TÓPICOS E BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA ESCRITA I – Métodos Matemáticos e Estatísticos. 1. Funções Reais de uma Variável Real: Limites e Continuidade. Gráficos. O Limite de uma Função. Teoremas sobre Limites de Funções. 2. A Derivada: Reta Tangente e Velocidade Instantânea. A Derivada de uma Função. Derivadas de Funções Elementares. Máximos e Mínimos de uma Função. 3. A Integral Definida. Propriedades da Integral Definida. Integração por Partes. Integração de Funções Elementares. 4. Derivadas Parciais. Gradiente, Divergente e Rotacional. Aplicações de Derivadas Parciais. 5. Noções de Probabilidade. Definições e Propriedades Fundamentais. Probabilidade Condicional. Independência. Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas. Covariância e Correlação. Teorema Central do Limite. 6. Métodos de Estimação: Máxima Verossimilhança e Mínimos Quadrados. Testes de Hipóteses para Parâmetros de Populações: Média, Proporção, Variância. Referências ÁVILA, G.S.S. Cálculo. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 2003. v.1-v.3. GUIDORIZZI, H.L. Um Curso de Cálculo. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 2003. v.1-v.4. KREYSZIG, E. Advanced Engineering Mathematics. 7th Ed. Wiley, 1993. LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. Harper e Row do Brasil, 1994. v.1-v.2. Magalhães, M.N.; Lima, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. Editora da Universidade de São Paulo. 391p, 2005. MEYER, P. L. Probabilidade: Aplicações à Estatística. Rio de Janeiro: LTC, 1983. DANTAS, C.A.B. Probabilidade: um Curso Introdutório. Edusp, 1997. MOOD, A. M.; GRAYBILL, F. A.; BOES, D. C. Introduction to the Theory of Statistcs. 13 Ed. McGraw-hill, 1974. II - Fundamentos das Ciências Climáticas 1. Conceito de Tempo e Clima. Definição e Composição da Atmosfera. 2. Variáveis Meteorológica. Instrumentação: Termômetros, Psicrômetros, Anemômetros, Barômetros, Pluviômetros. Espectro de Radiação Solar (Pireliômetros, radiômetros, saldo radiômetros, piranômetros),. 3. Escalas de Tempo e Espaço na Meteorologia: Ciclo Diário, Intrasazonalidade, Sazonalidade, Variabilidade Interanual, Microescala, Mesoescala, Escala Sinótica. Escala Planetária. 4. Aspectos Gerais sobre a Climatologia. Os Sistemas de Tempo do Brasil: Nordeste, Norte, Sul, Sudeste e Centro Oeste. 5. Noções de Física da Atmosfera: Primeira Lei da Termodinâmica Aplicada à Atmosfera. Temperatura Potencial. Temperatura Potencial Virtual. Critério de Instabilidade Estática. Instabilidade Condicional da Atmosfera. 6. Noções de Dinâmica da Atmosfera: Equações do Movimento. Equação de Continuidade. Equação de Tendência de Energia Termodinâmica. (Nota: todas no Sistema de Coordenadas Cartesianas). Referências CAVALCANTI, I.F.A. (organizadora). Tempo e clima no Brasil. 1º ed. Oficina de Textos, 2009. HOLTON, J. An Introduction to Dynamic Meteorology. 4o Ed. Academic Press, 2006, 529 p. WALLACE, J. HOBBS, P. Atmospheric Science: An Introductory Survey. 2o Ed. Elsevier, 2006, 483p. VAREJÃO-SILVA, M.A. Meteorologia e Climatologia: versão digital. 2006. (http://www.agritempo.gov.br/publish/publicacoes/livros/METEOROLOGIA_E_CLIMATOLOGIA_VD2_Mar_2006.pdf) TORRES, F.T.P.; MACHADO, P.J.O. Introdução à Climatologia, Ed. Cengage Learning, 2011, 280p.

Notícia cadastrada em: 04/07/2012 10:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao