Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURÍCIO LIMA DE ALCÂNTARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURÍCIO LIMA DE ALCÂNTARA
DATA : 31/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITORIO DO DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA
TÍTULO:

Um estudo de variáveis climáticas nos Centros de Lançamento do Brasil: um olhar sobre as condições de lançamento de foguetes.


PALAVRAS-CHAVES:

Mudanças climáticas; Eventos extremos; Lançamento de foguetes.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Compreender mudanças climáticas é um assunto de relevante importância e tem estimulado diversas pesquisa, principalmente em função do aumento de eventos extremos que causam perdas e transtornos econômicos para a sociedade. As principais causas relacionadas são a variabilidade solar, mudanças na atmosfera, conteúdo de gás de efeito estufa ou enxofre devido à ação natural ou antrópica e a variabilidade interna no sistema oceano-atmosfera. Neste contexto, analisamos as variáveis climáticas observadas e registradas nos Centros de Lançamento do Brasil (Centro de Lançamento de Alcântara – no Maranhão e Centro de Lançamento da Barreira do Inferno – em Natal), com objetivo de caracterizar a interferência da meteorologia nos lançamentos de foguetes, com seus riscos e prejuízos. Foram utilizadas séries históricas de mais de 30 anos de dados das estações meteorológicas dos dois Centros, que tem uma confiabilidade grande em função da preservação das características físicas dos dois locais, ao longo do tempo, sem interferência do crescimento urbano. Será utilizado o programa R para tratamento dos dados e correlação entre as séries temporais das variáveis climatológicas. A série de Fourier e a transformada de Wavelet, evidenciarão a formalística matemática dos dados. O presente estudo denotará não somente a relação entre a meteorologia e os lançamentos de foguetes no Brasil, com custos e ações de segurança, mas um passeio histórico nas pesquisas espaciais ocorridas nos dois centros ao longo de suas existências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1858120 - DAVID MENDES
Interno - 1808127 - JOSE HENRIQUE FERNANDEZ
Externo ao Programa - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA
Notícia cadastrada em: 16/03/2020 12:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao