Banca de QUALIFICAÇÃO: KALLINE FABIANA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KALLINE FABIANA SILVEIRA
DATA : 16/11/2018
LOCAL: Auditório do CCET

UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS DO CLIMA NA SAÚDE DA POPULAÇÃO IDOSA BRASILEIRA

Regiões Homo climáticas, Envelhecimento populacional, Doenças respiratórias, Doenças circulatórias, Doenças infecciosas e parasitárias, Grade of Membership, Risco Competitivo

Os efeitos do clima, como um agente de exposição ao risco de morbimortalidade da população, tem sido alvo de diversos estudos. Vários são os fatores meteorológicos que influenciam a saúde humana, a temperatura, a umidade relativa, a precipitação e até o ciclo hidrológico afetam a capacidade de reprodução e sobrevivência de agentes patogênicos no meio ambiente, elevando a distribuição de doenças transmitidas por vetores, bem como a incidência de doenças respiratórias e cardíacas, consideradas por diversos autores, como doenças sensíveis ao clima, ou doenças clima dependentes. As crianças e os idosos são os grupos etários que mais sofrem com os efeitos das variações climáticas. Nesse sentido, O objetivo geral da tese é investigar a associação das variáveis meteorológicas com as doenças clima dependentes na população idosa residente em regiões homo climáticas identificadas espacialmente no Brasil, nos anos 2000 e 2010. E os objetivos específicos: (a) Realizar uma análise exploratória descritiva e espacial das variáveis meteorológicas para as regiões do Brasil segundo a climatologia de 1980 a 2013;  (b) Investigar as tendências temporais das variáveis meteorológicas, no período de 1980 a 2013; (c) Identificar os diferenciais que caracterizam cada perfil climático homogêneo na distribuição espacial das microrregiões do Brasil, segundo a climatologia de 1980 a 2013;  (d) Quantificar a magnitude das doenças clima dependentes na probabilidade de morte, e de sobrevivência da população idosa; (e) Estimar o ganho em expectativa de vida da população residente em diferentes regiões homo climáticas, caso houvesse uma redução ou extinção de determinadas doenças clima dependentes. Para tanto, a tese será dividida em dois artigos. O primeiro intitulado:  Delimitação de zonas homo climáticas das microrregiões brasileiras, O segundo artigo com o título: O impacto da evitabilidade de óbitos por doenças clima dependentes na população idosa residente em regiões homo climáticas do Brasil nos anos 2000 e 2010. As variáveis meteorológicas a serem utilizadas serão: precipitação, umidade relativa do ar, temperaturas máxima e mínima e velocidade do vento. Esses dados serão provenientes de um estudo desenvolvido por Xavier et al. (2016) e se refere ao período de janeiro/1980 a dezembro/2013.  Os dados sobre as doenças clima dependentes referem-se aos capítulos da CID referentes às doenças do aparelho respiratório, do aparelho circulatório e das infecciosas e parasitárias oriundas do Sistema de Informações sobre Autorização de Internações Hospitalares e Sistema de Informação de Mortalidade, disponíveis no site do DATASUS para o período de janeiro de 1998 a dezembro de 2017, os dados de população por grupos etários foram originários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo o Censo de 2000 e 2010. As unidades de análise serão as microrregiões do Brasil. Para obter essa informação nas variáveis meteorológicas foi calculada a média de todos os pontos de grade alocados dentro da delimitação geográfica de cada micro. As variáveis foram submetidas a analise descritiva e inferencial com um nível de significância de 5%, realizou-se um teste de tendência de Mann Kendall para verificar se existia tendência na série história das variáveis meteorológicas e se a mesma era significante ao nível de 5%. Como principal referencial metodológico será empregado o método Grade of Membership, para definir os perfis baseado nas características meteorológicas das microrregiões brasileiras e por fim pretende- se calcular o ganho na expectativa de vida da população idosa utilizando o Risco Competitivo. Espera-se que esse estudo possa contribuir para dar visibilidade a questões climáticas e de saúde pública, que possam propiciar subsídios para intervenções, com vistas à melhoria da qualidade de vida e saúde da população idosa.

Presidente - 1346630 - LARA DE MELO BARBOSA ANDRADE
Interno - 1914304 - KELLEN CARLA LIMA
Interno - 792.031.834-34 - MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES - UFRN
Externo à Instituição - GILVAN RAMALHO GUEDES - UFMG