Banca de DEFESA: JAIME RODRIGUEZ COARITI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAIME RODRIGUEZ COARITI
DATA : 15/12/2017
LOCAL: Auditório do CRN/INPE

Comportamento da Radiação Solar Ultravioleta  e seus efeitos na saúde humana nas cidades de La Paz – Bolívia e Natal - Brasil

Radiação solar ultravioleta, Fotodermatoses, Índice ultravioleta, saúde pública, La Paz, Natal

Nos últimos anos diversos estudos mostraram que a radiação solar ultravioleta (R-UV) provoca impactos em diversas áreas, entre elas destacam-se a saúde humana e a climatologia. As cidades de La Paz – Bolívia e Natal – Brasil, caracterizam-se por apresentar fluxos de R-UV elevados ao longo de todo ano. Tais cidades possuem características típicas e próprias: Natal é uma cidade litorânea, com clima tropical, enquanto La Paz está localizada a uma altitude acima de 3.600 m, nos Andes. Este trabalho teve como principais objetivos: 1) avaliar o comportamento dos níveis de R-UV, por meio do índice ultravioleta (IUV); determinar as Doses Mínimas Eritematosas (DEM) e a Dose Eritêmica Acumulada (DEA), nas cidades de La Paz e Natal, no período compreendido entre 1997 a 2012; 2) realizar uma descrição das principais características climáticas destas cidades que possam identificar potenciais fatores que justifiquem patamares tão elevados de radiação e 3) avaliar a incidência de fotodermatoses (FTD) observadas em La Paz, buscando sua possível associação com fatores climáticos. As informações de casos de FTD na cidade de La Paz foram coletadas na Policlínica Central do Hospital “Caja Nacional de Salud” (CNS). As informações de R-UV foram obtidas por espectrofotômetros Brewer, instalados em ambas as localidades. Referente à área de saúde, utilizou-se as equações de estimação generalizada para a determinação do risco relativo de FTD por sexo e faixa etária e as taxas de incidência de FTD foram assim avaliadas. Com relação à intensidade da R-UV, realizou-se uma validação da informação coletada pelos espectrofotômetros por meio de modelagem. Observou-se que, independente da época do ano, no horário próximo ao meio dia, os registros de IUV corresponderam às escalas “Muito Alto” e “Extremo” nas duas cidades. A DEM para fototipos IV (450 Jm-2) foi atingida já nas duas primeiras horas do dia. Nos verões, a DEA atingiu um máximo de 12.950 Jm-2 em La Paz e 7.546 Jm-2 em Natal. Em La Paz, registraram-se 12.153 casos de FTD dos quais 63,7% correspondem ao sexo feminino. A Taxa média de Incidência (TI) foi de 31 casos por 100.000 habitantes, evidenciando um risco 4,7 vezes maior nos idosos comparado àquele da faixa de 0 a 4 anos. Uma das principais dificuldades no desenvolvimento desta pesquisa foi referente ao acesso à informação de saúde em Natal em um hospital de referência (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL-UFRN). Dado que a pesquisa teria que ser submetida a um comitê de ética para avaliação e/ou aprovação. Porém, não havia garantia de ser aprovada. No intuito de não adiar o estudo decidiu-se por restringir a análise dos casos clínicos apenas à cidade de La Paz. Referente à saúde da população em La Paz destaca-se que a incidência de FTD no sexo feminino é maior em relação ao masculino, com especial destaque na faixa etária de 15 a 59 anos. Conclui-se que há necessidade de adoção de políticas e estratégias educativas de proteção individual, tanto em La Paz quanto em Natal, devido à exposição das populações dessas cidades aos altos fluxos de R-UV observados em solo.

Presidente - 1808127 - JOSE HENRIQUE FERNANDEZ
Interno - 1858120 - DAVID MENDES