Seminários em Neurociências 2011.1

Segunda-feira 25/04/2011 10:50h Sala 6 – Escola de Ciência e Tecnologia

Influência do ambiente aversivo na resposta nociceptiva de ratos: um estudo sobre o papel de receptores opióides e canabinóides

Dra. Alianda Maira Cornélio (Pós-Doutoranda PGNeuro/IINNELS)

Em situações ameaçadoras de natureza inata ou aprendida, animais exibem um conjunto de comportamentos defensivos espécie-específicos, tais como alterações autonômicas, fuga, luta e antinocicepção. A exposição de camundongos e ratos ao labirinto em cruz elevado aberto (LCEa: quatro braços abertos), uma situação aversiva, induz antinocicepção de alta magnitude. Todavia, os mecansimos envolvidos em tal antinocicepção ainda não estão completamente elucidados. Nesse seminário serão apresentados estudos experimentais que demonstram alguns mecanismos fisiológicos e farmacológicos envolvidos na influência do ambiente aversivo na resposta nociceptiva de ratos.

********* ATENÇÃO: Seminário em novo local *********

Notícia cadastrada em: 26/04/2011 09:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao