Banca de QUALIFICAÇÃO: AELTON SILVA ARAUJO

DISCENTE : AELTON SILVA ARAUJO
DATA : 16/03/2023
LOCAL: INSTITUTO DO CEREBRO

Sobre os efeitos do sevoflurano nas propriedades da membrana de neurônios piramidais da camada 5 do córtex auditivo primário

Sevoflurano; Neurônios pirâmidais; Camada 5; Córtex auditivo primário; Propriedades de membrana;

Anestésicos gerais são ubíquos na prática médica, mas os mecanismos celulares que promovem a amnésia, anestesia, imobilidade e inconsciência, afetando canais de íons dependentes de voltagem e de ligantes, ainda precisam ser melhor compreendidos. Estudos recentes mostram que diferentes anestésicos afetam diferencialmente canais específicos de íons e neurônios piramidais corticais são afetados por concentrações mais baixas do que interneurônios. Isso destaca que a anestesia geral não segue um mecanismo "geral", mas depende da escolha dos anestésicos e de efeitos específicos para o tipo de célula. Anestésicos voláteis, como o sevoflurano, são especialmente difíceis de estudar em preparações in vitro. No entanto, modelos biofísicos prevêem a estabilização do estado aberto dos correntes de potássio ligadas a voltagem de baixo limiar (canais Kv1.2), ainda não confirmadas por eletrofisiologia. Aqui tentamos um primeiro passo na identificação do perfil eletrofisiológico do sevoflurano. Aplicamos sevoflurano passando a mistura de carbogênio através de um vaporizador para anestésicos voláteis, oxigenando e solubilizando o sevoflurano no líquido artificial de cérebro-espinhal de registro (aCSF) e realizamos gravações do tipo patch-clamp de neurônios piramidais da camada 5 (L5 PN) do córtex auditivo de camundongos adultos. As concentrações de sevoflurano no aCSF foram quantificadas usando cromatografia de gás-espectrometria de massa. Subdividimos os L5 PN em células do tipo A e B com base nas propriedades ativas da membrana em resposta a pequenos passos de despolarição e hiperpolarização. A quantificação das propriedades passivas e ativas antes e depois da aplicação de sevoflurano a 0,5% (30-50 µM na câmara de registro) mostrou uma diminuição da frequência de disparo para ambos os tipos de célula e um efeito específico na despolarição do limiar do potencial de ação das células L5 PN do tipo A (ΔAPthreshold = +15,62 mV; p = 0,036; n = 7) e aumento da latência da meia-largura do potencial de ação das células L5 PN do tipo B (ΔAPHalf-width = +0,49 ms; p = 0,0405; n = 10). Gravações estáveis após a lavagem do sevoflurano restauraram parcialmente a frequência de disparo máxima inicial, o limiar do potencial de ação para o tipo A e a meia-largura do potencial de ação para o tipo B L5 PNs. Nossos resultados preliminares concluem que o sevoflurano reduz a frequência de disparo de ambos os tipos de L5 PNs. No entanto, as propriedades da membrana são afetadas de forma diferencial, dependendo do tipo de célula. Estudos futuros também examinarão como o sevoflurano altera as propriedades da membrana de diferentes tipos de interneurônios corticais e contribuirão para a nossa compreensão celular dos mecanismos de ação dos anestésicos voláteis.

Interno - 1728817 - CLAUDIO MARCOS TEIXEIRA DE QUEIROZ
Interno - 3086031 - DANIEL YASUMASA TAKAHASHI