Grupo de Pesquisa PRAGMA e PPgEM promovem Minicurso "Metodologias na construção de pesquisas comunicacionais", com a Professora Jiani Bonin

O PPgEM, junto com o Grupo de Pesquisa PRAGMA, coordenado pelo Professor Juciano De Sousa Lacerda, promovem o minicurso Metodologias na construção de pesquisas comunicacionais, que será ministrado pela Professora Jiani Adriana Bonin, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Veja, abaixo, os dados do curso:

CURSO INTENSIVO:Metodologias na construção de pesquisas comunicacionais

Oferta: GP PRAGMA/PPgEM/UFRN E GP PROCESSOCOM/PPGCC-UNISINOS via Cooperação Rede AMLAT.

Crédito: 01

PROFESSOR: Dra. Jiani Adriana Bonin, Pós-Doutora pela Universidade Nacional de Córdoba, docente do PPG em Ciências da Comunicação da UNISINOS, membro da Rede Amlat e co-coordenadora do grupo Processocom

DATA: 27, 28 e 29 de maio de 2013

HORÁRIO: das 9h00 às 13h00

LOCAL: (Auditório da Antropologia, Setor de Aulas II, sala C5, UFRN)

NÚMERO DE VAGAS: 30

INSCRIÇÕES: Será através do SIGAA (Extensão – Cursos), a partir do dia 16/05/13.

COORDENADOR: Prof. Dr. Juciano de Sousa Lacerda – GP PRAGMA/PPgEM

EMENTA:

O curso aborda processos metodológicos de construção/realizaçãoda pesquisa científica. Trabalha concepçõese práticas metodológicas relevantespara odesenvolvimento de  pesquisas comunicacionais, enfatizandoparticularmente questões relativas à pesquisa  da pesquisa, à pesquisa exploratória e às estratégias multimetodológicas de investigação empírica.

OBJETIVOS:

Desenvolver domínio teórico-metodológico e operativo em relação a concepções e práticas metodológicas relevantes na investigação comunicacional, com ênfase em questões relacionadas àpesquisada pesquisa,  à  pesquisa exploratória e às estratégias multimetodológicas de investigação empírica.

PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS:

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivo-dialogadas, de estudos dirigidos a partir de textos recomendados e de trabalhos orientados.

AVALIAÇÃO:

O aluno será avaliado pela frequência ao curso, pela participação e contribuição nas aulas e pela produção de trabalho final sob orientação do professor-ministrante e do professor coordenador.

AULA 1: 27 de maio (Segunda-feira – 9h00-13h00)

Fundamentos e práticas metodológicas na construção da pesquisa

• Gaston Bachelard
  • C. Wright Mills

AULA 2: 28 de maio (Terça-feira - 9h00-13h00)

Pesquisa da pesquisa e pesquisa exploratória

• Jiani A. Bonin
    • Textos reflexivos de pesquisa exploratória

AULA 3: 29 de maio (Quarta-feira - 9h00-13h00)

Estratégias multimetodológicas na construção investigativa

• A. EfendyMaldonado
    • Textos de pesquisa com estratégias multimetodológicas

CURRÍCULO: Jiani Adriana Boni é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS (doutorado e mestrado). Realizou pós-doutorado junto ao Programa de Estudios en Comunicación y Ciudadanía, do Centro de Estudios Avanzados da Universidad Nacional de Córdoba (2009) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001). É co-coordenadora do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM (UNISINOS/ CAPES/ CNPq 2002-2008) e consultora das Revistas Fronteiras-Estudos Midiáticos, Comunicação, mídia e consumo, Rastros e Rizoma. Foi professora visitante da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB-Espanha) em 2005 e 2007, no Departamento de Publicidad y Comunicación Audiovisual e integrou a equipe do Programa Acadêmico de Cooperação Internacional Brasil-Espanha (Unisinos-UAB) sobre mídia, interculturalidade de migrações transnacionais, financiado pela CAPES (Brasil) e Ministerio de Educación y Ciencia (Espanha). É pesquisadora participante da Rede Temática AMLAT, Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina, financiada pelo CNPq. Foi coordenadora da Especialização de Comunicação em Saúde, curso realizado em parceria pela Unisinos e Escola de Saúde Pública de Porto Alegre. Pesquisa problemáticas relacionadas a Processos Midiáticos, com foco em: Recepção Midiática; Comunicação, Cultura e Cidadania; Mídia e Identidades Culturais; Mídia e Memórias e Metodologias de Pesquisa em Comunicação.

Notícia cadastrada em: 16/05/2013 14:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao