MUDANÇA DE AUDITÓRIO DO MINICURSO LEITURAS COMPARATIVAS DO CINEMA CONTEMPORÂNEO, COM PROF. DR. DENILSON LOPES (UFRJ)

MINICURSO: Para Além da Nação: Leituras Comparativas do Cinema Contemporâneo

CRÉDITO: 01
PROFESSOR: Doutor Denilson Lopes (UFRJ)
DATA: 23 a 24 de setembro de 2012
HORÁRIO: das 19h às 22h
LOCAL: Auditório d do CCHLA (atualizado)
CAPACIDADE: 50 alunos
COORDENADOR: Prof. Sebastião Albano (PPgEM/DECOM) e Profa. Maria Érica (PPgEM/DECOM)

INSCRIÇÃO: via sigaa inscrição online intitulado “Minicurso- Tópicos em Comunicação I: cinema”

EMENTA: O debate sobre globalização e multiculturalismo tem aberto diversas possibilidades a partir de termos como pós-colonialismo, subalternidade, fronteiras, hibridismo, império etc. Nossa proposta se insere na busca de alternativas à nação como categoria de análise da cultura sem aderir à celebração puramente mercadológica e tecnocrática de uma globalização anódina. Ao criticar a nação como um sistema ou unidade, várias posições tentaram complexificá-la, considerando-a uma narrativa (BHABHA,1998) que suscita contra-narrativas para melhor compreender seus processos de inclusão e exclusão, ou totalidade contraditória e fragmentada (CORNEJO POLAR, 2000) a partir do conceito de heterogeneidade.

PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS: A disciplina será ministrada através de aulas expositivas, estudos dirigidos.

AVALIAÇÃO: Os alunos também serão avaliados de acordo com a frequência em sala de aula, o interesse, participação e desempenho nas atividades que serão realizadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

“Cinema e Paisagens Transculturais”

“Cinema, Globalização e Cosmopolitismo”

Objetivos:

• Propor um instrumental teórico-analítico que possibilite o crítico de cultura e de arte construir objetos transnacionais e transculturais, de forma comparativa num quadro de crescente inserção do Brasil num contexto global.

•Buscar compreender a produção cinematográfica contemporânea não só inserida dentro de tradições nacionais, do ponto de vista histórico, mas ainda mais, sobretudo a partir dos anos 1970, devido ao processo crescente de transnacionalização da economia no horizonte do capitalismo tardio.

CURRÍCULO: Denilson Lopes: professor adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista de produtividade científica do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Foi pesquisador
visitante na Universidade de Leiden, na City University of New York, na New York Universiity e na Univerisidade de Montreal. Tem dado palestras e cursos em várias universidades dentro e fora do Brasil.
Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estética da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: estética da comunicação, cinema contemporâneo, estudos de gênero (estudos gays e
transgêneros), crítica de cultura e arte contemporâneas, estudos culturais, literatura comparada. Autor de No Coração do Mundo: Paisagens Transculturais (Rio de Janeiro, Rocco, 2012), A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens (Brasília, EdUnB, 2007), O Homem que Amava Rapazes e Outros Ensaios (RJ, Aeroplano, 2002) e Nós
Os Mortos: Melancolia e Neo-Barroco (RJ, 7Letras, 1999), co-organizador de Imagem e Diversidade Sexual (SP, Nojosa, 2004), Cinema, Globalização e Interculturalidade (Chapecó, Argos, 2010) e organizador de O Cinema dos Anos 90 (Chapecó, Argos, 2005). No coração do mundo: paisagens transculturais, Editora Rocco (2012).

Notícia cadastrada em: 16/08/2012 14:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao