Banca de DEFESA: ANTONIO CARLOS DO AMARAL BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO CARLOS DO AMARAL BARBOSA
DATA: 27/02/2012
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório A do CCHLA
TÍTULO:

Publicidade e Infância: a pragmática da persuasão


PALAVRAS-CHAVES:

infância, publicidade, persuasão, regulamentação, aprendizado


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Esta pesquisa é uma modesta análise sobre o contexto atual que envolve a publicidade direcionada para infância no Brasil. Serão analisados a retórica destes anúncios e a presumível adequação de seus conteúdos aos públicos para o qual comunicam. Investiga-se também a necessidade da atuação da sociedade através de mobilizações que exijam o cumprimento e o aperfeiçoamento da legislação vigente evitando abusos e possíveis deturpações de trechos generalistas da lei.
Realizou-se uma nálise específica sobre a infância e suas conceituações e papel social, abordando-se também o brinquedo e o ato de brincar na atualidade e suas matrizes históricas na tentativa de construir uma base que sustente a análise sobre a relação da infância com a publicidade e o consumo.
Serão abordados, tanto as atuações de instituições com posturas radicais a favor da aprovação do Projeto de Lei Substitutivo nº 5.921/2001 que sugere a proibição da publicidade infantil em todo o país, quanto as abordagens amplamente integradas e, portanto, favoráveis à continuidade das ações publicitárias no país sob a ação auto-regulamentadora do CONAR. Será realizado também um estudo sobre atuação desta instituição e seu Código de Auto-Regulamentação Publicitária inferindo-se sobre sua viabilidade e quanto ao seu cumprimento.
Finalmente serão abordadas as alternativas de educação para o consumo das mídias, como proposta de mudança de paradigma no mercado publicitário brasileiro. Para concluir a investigação serão analisados VT´s publicitários gravados no período da Semana da Criança, do dia 01 ao dia 12 de outubro de 2010 visando dar legitimidade às declarações e argumentos aqui propostos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6348127 - JOSIMEY COSTA DA SILVA
Externo à Instituição - MARCOS ANTÔNIO NICOLAU - UFPB
Presidente - 1544641 - MARIA ERICA DE OLIVEIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 31/01/2012 11:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao