CURSO COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA INICIA EM 24/04/2017

Acontecerá de 24 a 26 de abril de 2017 o curso Comunicação, Ciência e tecnologia.

O curso será ministrado pela professora  Profa. Dra. Greicy Mara França, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS e terá carga horária de 15h.

As inscrições serão realizadas no primeiro dia do evento na Sala 1A do Labcom/DECOM/UFRN.

Segue abaixo demais informações sobre o curso:

Título: COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Categoria: CURSO Abrangência: Regional
Ano: 2017 Período: 24/04/2017 a 26/04/2017
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / CCHLA
Unidade Orçamentária:
Outras Unidades Envolvidas:
. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA / CCHLA
Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas Área Principal: COMUNICAÇÃO
Nº Bolsas Solicitadas: 0 Nº Bolsas Concedidas: 0
Tipo de Cadastro: SUBMISSÃO DE NOVA PROPOSTA Convênio Funpec: NÃO
Público Alvo Interno: Discentes de pós-graduação em Estudos da Mídia e outros cursos e discentes de graduação Público Alvo Externo: Discentes de pós-graduação e graduados interessados em formação continuada
Público Estimado Externo: 8 pessoas Público Estimado Interno: 22 pessoas
Público Real Atingido: Não informado

Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO EXTERNO Renovação: NÃO
Linha de Atuação:
Faz parte de Programa de Extensão? NÃO
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: DIVULGAÇÃO
Carga Horária: 15 horas Previsão de Nº de Vagas: 30
Situação: EM AVALIAÇÃO
Município Realização
EstadoMunicípioBairroEspaço Realização

Rio Grande do Norte NATAL   Sala 1A do Labcom - Departamento de Comunicação Social, UFRN.
Detalhes da Ação
Resumo:
O curso de Comunicação, Ciência e tecnologia é uma oferta do do PROCAD Comunicação e Mediações em Contextos Regionais: Usos Midiáticos, Culturais e Linguagens (USP/UFRN/UFMS, EDITAL N° 071/2013 - PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA) e será ministrado pela Profa. Dra. Greicy Mara França, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS. Serão abordados os Conceitos de Ciência e Tecnologia. A produção do conhecimento científico - métodos, ética, ideologia, funções, políticas governamentais. O jornalismo científico - especialização, linguagem, funções, fontes, públicos, técnicas editoriais. Divulgação científica e informação científica. O diálogo na interface ciência, tecnologia, as várias áreas da comunicação e a sociedade. A organização local é do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN, que integra o PROCAD, sob a coordenação dos docentes Juciano S. Lacerda e Maria Angela Pavan, integrantes do Grupo de Pesquisa Pragma.
Programação:

Temas e datas:
DIA 24/04/2017 - 8h-13h
1.    Conceito de ciência – 1:00 h -
2.    A relação entre jornalismo e ciência – 1:00 h
3.    Popularização da ciência – 3:00 h
DIA 25/04/2017 - 8h-13h
4.    O jornalismo científico – conceitos, linguagem e práticas– 5:00 h
DIA 26/04/2017 - 8h-13h
5.    A relação jornalista – pesquisador – 2:30 h
6. Desafios do jornalismo científico na era da informação - 2:30 h

Referências Bibliograficas
BUENO, Wilson da Costa.  Jornalismo Científico no Brasil: aspectos teóricos e práticos. São Paulo: EDUP, [s. d.].
______________________. Divulgação científica: produzindo notícia, produzindo ciência. Campinas: Ed. Saraiva, 2013.
 ENGLER, Joaquim José de Camargo; FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Novos caminhos empresarial: jornalismo científico. São Paulo: FAPESP, 2004.
GUIMARÃES, Eduardo (org.)  Produção do Conhecimento: política, ciência e divulgação. Campinas: Pontes, 2003.
MALAVOY, Sophie. Guia Prático de Divulgação científica. Rio de Janeiro: Casa Oswaldo Cruz, 2005.
OLIVEIRA, Fabíola de. Jornalismo Científico. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
RIBEIRO, José Hamilton. O jornalismo científico é jornalismo ou científico? In LOTH, Moacir (org.). Comunicando a ciência: comu­nicações científicas apresentadas no 6º Congresso Brasileiro de Jornal­ismo Científico. Florianópolis: ABJC, 2001. p. 13-17.
VIEIRA, Cássio Leite. Pequeno Manual de divulgação científica. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2007. VILAS BOAS, S. (org.). Formação e Informação Científica: jornalismo para iniciados e leigos. São Paulo: Summus, 2005.* VITOR, C.; CALDAS, G.;
Objetivos Gerais:
Introduzir os principais aspectos da Comunicação e Divulgação Cientifica, a fim de propiciar o diálogo entre os produtores da ciência, assim como estimular a reflexão do papel dos facilitadores desse diálogo.
Resultados Esperados:
Atualizar os discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia e demais discentes de outros programas de pós-graduação da UFRN, além de alunos de graduação focados na iniciação científica e iniciação à docência na temática da Comunicação e Divulgação Científica, tendo em vista fortalecer o processo de aproximação entre o campo científico e os demais campos da sociedade, através da mediação dos processos midiáticos.
Notícia cadastrada em: 20/04/2017 19:53