Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANNE CRISTINE DE OLIVEIRA LEITE

DISCENTE: DAYANNE CRISTINE DE OLIVEIRA LEITE
DATA: 29/09/2015
LOCAL: AUDITÓRIO C - CCHLA

A SEGUNDA TELA COMO EXTENSÃO DA TELEVISÃO: uma reconfiguração da experiência de ver TV a partir da interatividade com dispositivos móveis

Segunda tela, televisão, interatividade, dispositivos móveis, produção de sentido

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Rádio e Televisão
ESPECIALIDADE: Videodifusão

O hábito de usar uma segunda tela enquanto se assiste a conteúdo televisivo é uma das mais recentes experiências interativas do usuário de mídias. O conteúdo televisivo tem se expandido para dispositivos móveis em consequência da convergência dos meios e das hipermediações, que se dão em face da confluência de linguagens e conteúdos, e ao perfil mais interativo e participativo dos usuários. Tais usos da mídia geram uma nova produção de sentidos ainda carente de análises. Diante deste cenário, esta dissertação visa analisar as interações sociais que ocorrem no aplicativo móvel BBB15, do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão, tendo em vista a aplicação dos conceitos de Hipermediações de Scolari (2008a), de Cultura participativa por Jenkins; Ford; e Green (2014) e transmidiação por Fechine (2014), utilizando como método a Netnografia, a fim de compreender o que motiva o uso da segunda tela.

Presidente - 1691934 - TACIANA DE LIMA BURGOS
Interno - 2178719 - MARCELO BOLSHAW GOMES