Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO RODRIGO COSTA DE SOUZA

DISCENTE: JOAO RODRIGO COSTA DE SOUZA
DATA: 19/09/2013
LOCAL: Videoteca 1 - BCZM

Audiovisual #foramicarla: apropriações politizadas da tecnologia

#foramicarla; apropriação; midiatização; práticas sociais; videoativismo

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Rádio e Televisão

Este trabalho pretende se debruçar sobre a produção audiovisual das movimentações de protesto ocorridas em Natal, capital do Rio Grande do Norte, entre maio e junho de 2011, denominadas #Fora Micarla. Com o objetivo de caracterizar essa produção audiovisual, partindo das relações entre as práticas de apropriacão que os manifestantes fizeram das novas tecnologias e os seu objetivos políticos naqueles eventos. a partir das hipóteses de que a midiatização da sociedade promoveu o audiovisual a um alto patamar de relevância na gestão política das representações sociais, fazendo com que os monifestantes sentissem a necessidade de produzir conteúdos também por esta linguagem, a fim de melhor se posicionarem perante perante ao conjunto da sociedade e de que eles, com acesso facilitado às tecnologias e alguns conhecimentos prévios para sua operacionalização, apropriam-se destas, de maneira politizada, realizando vídeos e convertendo-os em ferramentas para exercer funções específicas no protesto, lançar-se-à mão de um arsenal metodológico estruturado em metodologia de abordagem indutivo, métodos e procedimentos: estudo de caso, teoria fundamentada e histórico, somando às técnicas de questionário e entrevista em profundidade.

Presidente - 1694773 - VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP
Interno - 1640014 - MARIA ANGELA PAVAN
Externo ao Programa - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO
Notícia cadastrada em: 19/09/2013 09:39