Banca de QUALIFICAÇÃO: MARISLAYNE DE GUSMÃO PEREIRA

DISCENTE : MARISLAYNE DE GUSMÃO PEREIRA
DATA : 21/11/2019
LOCAL: SALA B - Pós-graduação Ciência Animal - FAMEZ/UFMS - Campo Grande/MS

CINÉTICA DA DEGRADAÇÃO, DIGESTIBILIDADE in vitro E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE CULTIVARES DE Panicum maximum

caracterização química, pastagem, saponina, valor nutritivo, semiárido.

O ojetivo foi avaliar a cinética de degradação, composição química, digestibilidade in vitro e os teores de protodioscina de cultivares de Panicum maximum em diferentes épocas no nordeste brasileiro. O experimento a nível de campo foi conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN no período de 10/04/2016 a 01/04/2017, em delineamento em blocos casualizados com quatro repetições e seis cultivares de Panicum maximum como os tratamentos. As análises laboratoriais foram realizadas no período de 03/09/2018 a 10/09/2019 no Laboratório de Nutrição Aplicada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Foram realizadas as análises da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS), digestibilidade in vitro da matéria orgânica (DIVMO), digestibilidade in vitro da proteína bruta (DIVPB), digestibilidade in vitro da fibra em detergente neutro (DIVFDN), digestibilidade in vitro da fibra em detergente ácido (DIVFDA) e a produção culmulativa de gases in vitro. Os maiores teores de PB foram encontrados no segundo e terceiro corte, sendo superiores para a cv. Tamani neste último, para a maioria das cultivares os menores valores de PB foram observados no primeiro e quarto corte. A FDN foi maior para a cv. Zuri em todos os cortes e os menores valores foram observados nas cvs. Aruana, Mombaça e Tamani, no segundo e terceiro corte. A maior DIVMS foi observada na cv. Aruana. Os maores teores de DIVPB foram verificados nas cvs. Aruana e Zuri. A cv. Massai apresentou as maiores DIVFDN da lâmina foliar e a cv. Aruana para a DIVFDN do colmo. As cultivares de Panicum maximum apresentaram boa adaptação as condições do meio, o valor nutritivo e a digestibilidade in vitro das seis cultivares se manteve em níveis considerados bons mesmo em períodos de défict hídrico.

Interno - 986835 - GELSON DOS SANTOS DIFANTE
Externo à Instituição - ALEXANDRE MENEZES DIAS - UFMS