Banca de DEFESA: ANA PAULA SOBRAL DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA SOBRAL DE FREITAS
DATA : 10/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DO POP-RN
TÍTULO:

COMPORTAMENTO DE RADIERS ESTAQUEADOS COMO FUNDAÇÕES DE AEROGERADORES DE ENERGIA EÓLICA


PALAVRAS-CHAVES:

Parque eólico, radier estaqueado, capacidade de carga de fundações, transferência de carga, rigidez, interação solo-estrutura, rateio de cargas, distribuição de esforços.



PÁGINAS: 263
RESUMO:

A evolução nos últimos anos da potência das turbinas dos aerogeradores, com o inerente aumento do diâmetro das pás, tem levado a um aumento significativo da altura das torres, que atualmente têm mais de 120m. Como consequência, existe a necessidade de fundações de desempenho compatível com os esforços verticais, esforços horizontais e momentos fletores cada vez maiores. Observa-se que os projetos de fundações de obras que demandam grandes blocos associados a estacas, por vezes utilizados como soluções de fundações para aerogeradores, em sua grande maioria são superdimensionados, por não considerar a contribuição do bloco como elemento de transmissão de carregamento ao terreno. Ou seja, considera-se que o bloco tem a única função de transmitir o carregamento do aerogerador para as estacas, sendo o projeto concebido como solução em grupo de estacas. Esta pesquisa vai utilizar um software de modelagem numérica específico para geotecnia, neste caso o Plaxis® 3D Foundation v1.1. Este trabalho tem como objetivo analisar a distribuição de esforços entre as estacas e o radier, bem como as distorções decorrentes dos recalques diferenciais no sistema de fundação para radiers estaqueados onde serão realizadas simulações variando quantidade e posicionamento das estacas no radier.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE DUARTE GUSMÃO - UPE
Interno - 1149451 - OLAVO FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR
Presidente - 1692497 - OSVALDO DE FREITAS NETO
Externo à Instituição - WILSON CARTAXO SOARES - UNIPÊ
Notícia cadastrada em: 27/06/2018 09:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao