Banca de DEFESA: PLÁCIDO GONDIM DE SENA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PLÁCIDO GONDIM DE SENA NETO
DATA : 16/03/2018
HORA: 08:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO:

ANÁLISES DE DOSAGENS DE CONCRETO ASFÁLTICO DO TIPO PRÉ MISTURADO A FRIO (PMF) UTILIZANDO RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO DE OBRAS (RCD)


PALAVRAS-CHAVES:

Agregados reciclados. Resíduos de Construções. Pavimentação asfáltica


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Tendo em vista o grande crescimento do setor da construção civil no Brasil até os anos de 2013/2014, algumas empresas, e a economia em geral, ganharam destaque pelo alto índice de desenvolvimento urbano. Tais acontecimentos foram responsáveis diretos pelo desenvolvimento mercadológico que estimularam diversos setores da economia, sendo um desses o setor da construção civil. Com esses acontecimentos, como consequência, alguns aspectos negativos ocorrem de forma danosa e irreparável. Em exemplo, pesquisadores afirmam que o concreto utilizando o cimento Portland hoje é o segundo produto mais consumido do mundo, tendo uma perspectiva de aumento do seu consumo ao longo dos próximos anos. Com base nesses aspectos, este trabalho abordará pontos relacionados ao reaproveitamento de Resíduos da Construção e Demolição de Obras (RCD), em que se norteia a temática deste trabalho, frisando a importância e benefícios de algumas ações sustentáveis para o meio ambiente e a sociedade. Em um contexto regional, no estado do Rio Grande do Norte existem 04 usinas de reciclagem de RCD, responsáveis por coletar, processar e comercializar todo o material oriundo de restos de construção. Tais empresas geram renda para a população local e contribui para a redução da extração mineral (matéria-prima esgotável). Diante desses fatos, o presente estudo visa avaliar a viabilidade técnica dos resíduos provenientes da construção civil, utilizando-os como agregados, após beneficiamento na usina, na composição de concretos asfálticos em substituição parcial ou total dos materiais naturais. O método de trabalho empregado encontra-se baseado na coleta de material em campo e na realização de ensaios de caracterização e dosagens de pré-misturado a frio, em conformidade com as normas padronizadas na área de pavimentação no âmbito nacional. Quanto as análises dos resultados obtidos inferem-se, de forma qualitativa, o expressivo potencial do seu uso na composição de concretos asfálticos a frio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 028.307.994-02 - ENIO FERNANDES AMORIM - IFRN
Interno - 2085750 - FAGNER ALEXANDRE NUNES DE FRANCA
Interno - 1284389 - MARIA DEL PILAR DURANTE INGUNZA
Externo à Instituição - VALTENCIR LUCIO DE LIMA GOMES - IFRN
Notícia cadastrada em: 20/02/2018 15:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao