Banca de DEFESA: IVANILDO SOARES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANILDO SOARES DA SILVA
DATA : 04/09/2017
HORA: 09:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO:

A ENGENHARIA NOS CAMINHOS DA RESTAURAÇÃO: SISTEMA CONSTRUTIVO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO PATRIMÔNIO EDIFICADO NO RIO GRANDE DO NORTE. 


PALAVRAS-CHAVES:

Restauração, patrimônio edificado, sistema construtivo.


PÁGINAS: 142
RESUMO:

A Restauração tem por objetivo a preservação do patrimônio cultural material. As intervenções nesse patrimônio para sua conservação são orientadas por uma metodologia específica que tem por objetivo a manutenção dos valores históricos, artísticos e culturais atribuídos a esse patrimônio, caracterizando-se assim por uma ação cultural. Essa ação, portanto exige uma equipe multidisciplinar, e tratando-se de um patrimônio edificado é necessária a presença de um engenheiro civil na equipe. Essas edificações caracterizam-se pelo uso de tecnologias antigas, além de terem um processo de produção complexo porque envolve vários fatores que interagem entre si como em um sistema, um Sistema Construtivo. Supõe-se então que o conhecimento do Sistema Construtivo de cada edificação contribui para o alcance dos princípios de mínima intervenção, reversibilidade e compatibilidade dos materiais e técnicas da Restauração. Assim, esta pesquisa, de carater descritivo, teve por objetivo analisar como a categoria de análise Sistema Construtivo contribui para a metodologia da Restauração, na etapa de conhecimento do bem, do patrimônio edificado do estado do Rio Grande do Norte. Realizou-se assim uma pesquisa bibliográfica abrangendo as teorias da conservação, os estudos históricos sobre o processo de produção das edificações e a teoria dos sistemas. Além disso, realizou-se também uma pesquisa documental e uma viagem de campo para conhecer e caracterizar o patrimônio edificado do Rio Grande do Norte. Verificou-se então que o Sistema Construtivo permite entender o processo de produção de uma edificação, identificando fatores que influenciam na forma final do objeto e que são característicos de cada tempo e lugar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2085750 - FAGNER ALEXANDRE NUNES DE FRANCA
Externo ao Programa - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - LUANA HONORIO CRUZ - IPHAN
Presidente - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA ALMEIDA DE SA
Externo à Instituição - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO - UFPE
Notícia cadastrada em: 23/08/2017 15:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao